Uma nova era chegou aos supermercados

Toda a modernidade se imagina encontrar nos supermercados do futuro já pode ser conferida em uma cidade de pouco mais de 30 mil habitantes no norte da Alemanha. Na pequena Rheinberg, as etiquetas das mercadorias dialogam com os computadores em tempo real, permitindo seu rastreamento desde o armazém do fornecedor até o carrinho dos clientes.


Quem mais se beneficia das etiquetas inteligentes são os consumidores. Na “Extra Future Store”, da rede de varejo Metro, a identificação por rádiofrequência (RFID), que já é utilizada no mundo todo para informar os preços dos produtos, permite que o consumidor obtenha também informações sobre a origem de cada mercadoria, o modo de preparo e até mesmo sugestões de receitas nos terminais instalados entre os corredores.


No supermercado do futuro, não só as etiquetas são inteligentes. Os carrinhos, que têm um assistente pessoal digital (Personal Digital Assistant) integrado, identificam as embalagens e calculam o subtotal da compra a cada novo item que recebem. No final, é só pagar a conta em um caixa automático – um processo que ficou conhecido como self checkout.


Somente no primeiro ano de testes, o Extra de Rheinberg registrou um aumento de 30% no número de clientes.


O sucesso absoluto do novo sistema, até mesmo entre os consumidores mais idosos, motivou o Metro a testar a “Future Store” em um supermercado de outra rede pertencente ao grupo, Real, na cidade de Tönisvorst, também no norte do país.


“A ‘real – Future Store’ é nosso laboratório de pesquisa e desenvolvimento da vida real. Aqui podemos testar e desenvolver novas tecnologias que formam a base da inovação do varejo”, diz Gerd Wolfram, diretor-executivo do grupo Metro.

Divulgação / Metro
Divulgação / Metro