Um estudo realizado pela empresa de pesquisa de mercado alemã GfK apontou que “Violência e Desrespeito às Leis” ocupam a primeira colocação entre as preocupações dos brasileiros. No ranking mundial, essas questões estão na 4ª posição.
Temas de ordem econômica, como “Inflação e Alta de Preços”, que estão em último lugar na lista dos brasileiros, são vistos como as principais preocupações no ranking global, diz a GfK.
A pesquisa mostra que problemas sociais despertam mais a atenção do consumidor nacional do que a média mundial, como o uso de drogas e a qualidade da educação. Isso se deve ao fato do Brasil ter ficado imune à crise financeira de 2009 e apresentar uma economia sem sinais de desaceleração, o que aponta cada vez mais para uma polarização na maneira de pensar do consumidor nas diferentes regiões do mundo.
No Brasil e nos outros países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o consumidor toma menos atitudes para economizar do que em outros países. Mundialmente, somente 17% acham que é “um bom momento para comprar” as coisas que querem e precisam, enquanto que 40% sentem que é "uma boa hora de aguardar".
Ainda, 75% dos brasileiros estão confiantes de que sua situação estará melhor daqui a um ano, deixando o país na 2ª colocação, apenas atrás da China.
O estudo, chamado “Mood of the World”, foi realizado pela GfK em 25 países e levou em conta a opinião de 32 mil consumidores, a partir de 15 anos de idade.