A Fundação Volkswagen, que é responsável pelos investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 34 anos, entregou o total de R$ 400 mil em prêmios aos dez projetos sociais vencedores da 6ª edição do concurso “Volkswagen na Comunidade”. Cada um dos projetos contemplados – que são realizados nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Norte e Paraná, além do Distrito Federal – recebeu R$ 40 mil, que devem ser investidos em ações de transformação social. As instituições vencedoras e finalistas também ganham um curso de Gestão de Projetos Sociais.
Neste ano, o “Volkswagen na Comunidade” teve recorde de inscrições: foram 551 projetos indicados por 208 colaboradores da Volkswagen do Brasil que atuam voluntariamente nessas organizações. Os projetos inscritos são realizados por 391 organizações sociais, localizadas em 20 Estados brasileiros. Para concorrerem ao “Volkswagen na Comunidade”, os projetos devem ser inscritos por colaboradores da Volkswagen do Brasil, estagiários e prestadores de serviços das quatro fábricas da empresa no Brasil, da unidade do Jabaquara, do Centro de Peças e Acessórios de Vinhedo (SP) ou dos escritórios regionais de vendas e serviços financeiros da empresa.
Em seu histórico, o “Volkswagen na Comunidade” já entregou 52 prêmios em dinheiro, somando R$ 1,8 milhão e beneficiando 9.666 pessoas diretamente. As seis edições já realizadas somam 2.276 projetos inscritos em todo o Brasil.
“O ‘Volkswagen na Comunidade’ tem impacto positivo em duas frentes, junto à sociedade e ao público interno da empresa. De um lado, contribui com a sustentabilidade de organizações sociais importantes para a comunidade, gerando benefícios diretos para crianças, jovens, idosos e os mais variados públicos. E, por outro lado, apoia e incentiva o engajamento dos colaboradores em causas sociais”, afirma o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Eduardo de Azevedo Barros, responsável pelo tema Sustentabilidade na empresa.
Prêmios do “6º Volkswagen na Comunidade”
O “6º Volkswagen na Comunidade” entregou o total de R$ 400 mil em prêmios aos dez projetos sociais vencedores, sendo R$ 40 mil para cada. Nove projetos foram contemplados pela primeira vez.
O 10º prêmio leva uma nomeação especial, o “Prêmio de Sustentabilidade”, que é oferecido à instituição que já foi contemplada na edição anterior do concurso e que melhor geriu durante o ano os recursos, recebidos na ocasião, otimizando e ampliando os resultados. Neste ano, o vencedor do “Prêmio de Sustentabilidade” foi a instituição “Pequeno Cotolengo Paranaense”, de Curitiba (PR), com seu projeto “Bazar da Amizade”. Dessa forma, a iniciativa, que já havia recebido R$ 40 mil como vencedora no ano passado, recebeu novamente a mesma quantia.
Os outros nove vencedores foram: AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), de São Paulo (SP); Associação Cultural e Ecológica Celebração ao Renascimento das Artes, de São José dos Campos (SP); Associação São Vicente de Paulo de BH – Centro Comunitário do Idoso Luísa De Marillac, de Ceilândia (DF); Cantinho Fraterno, de São Carlos (SP); Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva, de Natal (RN); CEIVI (Centro Educacional Integrado de Vinhedo), de Vinhedo (SP); Centro Social Maximiliano Kolbe, de São Bernardo do Campo (SP); COCEC (Centro de Orientação e Controle de Excepcionais de Curitiba – Escola Nilza Tartuce), de Curitiba (PR); e Núcleo Espiral: Pesquisa, Assistência e Prevenção da Violência Contra Crianças e Adolescentes, de São Paulo (SP).