Publicidade

Lifestyle
26 de setembro de 2013

Línguas estrangeiras mais faladas na UE

Por banews

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Por ocasião do European Day of Language (Dia Europeu das Línguas), o Eurostat, Instituto de Estatística da União Europeia, divulgou dados sobre as línguas estrangeiras mais faladas pelos países membros. O objetivo do evento é alertar sobre a importância do estudo de outros idiomas, para promover a riqueza linguística e a diversidade cultural no continente Europeu e motivar a aprendizagem de outras línguas ao longo da vida.

Segundo o estudo, o idioma alemão é o terceiro mais estudado por alunos de educação de níveis primário e secundário (9% e 21%, respectivamente), perdendo apenas para o inglês (83% e 94%) e o francês (19% e 23%). E em países como República Tcheca, Dinamarca, Irlanda, Croácia, Hungria, Polônia, Eslovênia, Eslováquia, Bulgária, Países Baixos e Turquia (que não é membro da UE), o alemão é a segunda língua estrangeira mais estudada por alunos dos últimos anos do Ensino Médio (o primeiro é o inglês).

As estatísticas ainda apontam que na metade dos países membros da União Europeia, três quartos da população adulta (entre 25 e 64 anos) afirmam ter conhecimento de pelo menos uma língua estrangeira.

Na Alemanha, o idioma estrangeiro mais falado por essa fatia da população (78%) é o inglês. Mesmo assim, o país é um dos que apresenta menores níveis de proficiência, com apenas 16% dos adultos dizendo ter um ótimo nível comunicação em inglês – contra 53% em Malta e 43% na Suécia, por exemplo. No restante dos alemães de 25 a 64 anos que declararam ter conhecimentos do idioma, 34% acreditam falar bem e 50% dizem ter um nível razoável de compreensão da língua.

Divulgação UAlg TV
Divulgação UAlg TV

Compartilhe:

Artigos relacionados