A DHL lançou dois desafios inovadores e convida inventores e visionários de todo o mundo para colaborar. Os participantes são convidados a gerar novas ideias nas áreas de logística ou robótica sustentáveis. Universidades, estudantes, empresas e qualquer pessoa que tenha pelo menos 18 anos de idade podem participar do concurso e devem apresentar um documento escrito e em vídeo explicando a sua ideia até o dia 28 de setembro de 2016.
O The Fair and Responsable Challenge (Desafio Justo e Responsável) requer visionários que cheguem a um conceito de design criando soluções de logísticas sustentáveis para o mundo de amanhã. Ideias originais e soluções práticas que abordam e resolvem os desafios ambientais e sociais com modelos de negócios novos e inovadores baseados em logística são procurados. Conceitos poderiam ser ligados ao uso de logística para facilitar a economia circular ou utilizando redes de transporte globais para fornecer um comércio justo e produção. A ideia pode ser qualquer coisa de um novo produto, de solução de serviço a um conceito de embalagem, desde que gere valor para a sociedade, o meio ambiente e as empresas.
“Estamos convencidos de que fazer direito vem de fazer o bem. O desafio é dar imparcialidade e responsabilidade de uma abordagem orientada para o negócio. Nosso conceito é que as empresas devem se concentrar na criação de valor compartilhado, transformando os desafios sociais e ambientais nos modelos de negócios sustentáveis, justos e potencialmente rentáveis. O projeto tem como objetivo encontrar idéias novas e inovadoras para promover essa visão”, afirma Bill Meahl, diretor comercial da DHL.
O segundo desafio é o Robotics Challenge (Desafio de Robótica). O objetivo é desenvolver um protótipo de um carrinho de entrega de auto-condução que possa autonomamente acompanhar a equipe durante a entrega da última milha. “Nossos colegas têm de lidar com um número cada vez maior de parcelas que precisam ser entregues. Como os nossos correios são atualmente obrigados a empurrar manualmente este volume através das ruas, encorajamos conceitos que suportam nossos funcionários”, continua o diretor. Os protótipos submetidos precisam ser capazes de atravessar paisagens urbanas típicas e rurais a curta velocidade, enquanto, ao mesmo tempo, carregam pacotes.
Após a apresentação, as entradas são revistas em um processo de pré-seleção com base na sua funcionalidade, potencial para resolver o problema e viabilidade comercial. Na sequência, um painel de especialistas de logística irá selecionar três finalistas de cada desafio, que, em seguida, terão a oportunidade de apresentar suas ideias ou protótipos em frente a 180 sêniores profissionais da cadeia de suprimentos no DHL Innovation Day, em 17 de novembro.
Para cada desafio, um vencedor é premiado durante um processo de votação ao vivo. Os maiores números de votos são premiados como vencedores do DHL Innovation Challenge, recebem um prêmio monetário de um total combinado de 20 mil euros, e exibem sua ideia aos centros de inovação da DHL em Troisdorf, na Alemanha, e Singapura. Além disso, a empresa irá convidar os vencedores para discutir oportunidades de materializar as suas ideias em uma prova conjunta de conceito.
Foto: Divulgação DHL