Krones reativa uma antiga conexão ferroviária própria

Christoph Klenk, presidente do Conselho de Direção da Krones AG (à direita), e o prefeito de Neutraubling, Heinz Kiechle, cortam a fita vermelha de inauguração da ferrovia.
Christoph Klenk, presidente do Conselho de Direção da Krones AG (à direita), e o prefeito de Neutraubling, Heinz Kiechle, cortam a fita vermelha de inauguração da ferrovia.

O trânsito de veículos ao redor de Neutraubling, onde fica a sede do Grupo Krones, na Alemanha, está cada vez mais congestionado. Até que se finalizem as obras projetadas para aliviar o tráfego local, a Krones decidiu reativar uma conexão ferroviária existente em seu site que não era usada desde os anos 1950.

Dois terços dos produtos da Krones são vendidos para países ultramarinos. A logística, assim, desempenha um papel muito importante para garantir o fornecimento de produtos aos clientes dentro dos prazos previstos.

Isto levou a Krones a otimizar a conexão com o seu centro de operações logísticas em Hamburgo, também na Alemanha, como parte de sua estratégia de logística global. O centro de operações logísticas tem a sua própria ligação ferroviária, de modo que a partir de agora os produtos podem ser carregados no trem diretamente em Neutraubling e descarregados novamente na unidade da Krones em Hamburgo. Lá, os produtos ficam todos reunidos para o transporte final.

Até hoje, eram necessárias anualmente mais de 3.500 viagens de caminhão de Neutraubling para chegar ao centro de operações. Com uma conexão ferroviária própria, a Krones pode abastecer cerca de 950 vagões de trem ao ano, o que diminuirá em 1.600 as viagens de caminhão. Nos próximos anos, serão reduzidas ainda mais as viagens de caminhão, com 2.000 deslocamentos a menos. A capacidade máxima da ferrovia pode ser ainda maior se a linha férrea for estendida. Aproximadamente 2.600 vagões de trem poderiam passar na estrada de ferro anualmente e substituir mais de 4.000 caminhões por ano.

Ao promover uma mudança em seu sistema de transporte de carga – das estradas para a ferrovia –, a Krones agiliza a entrega de seus produtos para países de todo o mundo, como no caso dos clientes brasileiros. E claro, esta decisão estratégica contribui também para o descongestionamento do tráfego nas estradas alemãs, e para a redução da emissão de CO2, em favor do meio ambiente e das ações de sustentabilidade.

A operação da ferrovia da Krones está ativa desde o dia 23 de março deste ano.

Foto:m Divulgação Krones