Publicidade

Últimas Notícias Destaque Economia Empresas Jubileus
2 de fevereiro de 2026

Mercedes-Benz celebra 140 anos com maior programa de lançamentos da histórica da marca

Por Redação Brasil-Alemanha News

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Foto: Divulgação

A Mercedes-Benz completa 140 anos com o maior programa de lançamentos de sua história. Serão mais de 40 modelos globalmente, ao longo dos próximos dois anos. Com isso, a companhia celebra um aniversário que marca a própria invenção do carro moderno, movido a combustão.

Com o registro da patente do automóvel (Motorwagen) por Carl Benz, em 1886, e a construção, pouco depois, da carruagem motorizada (Motorkutsche) por Gottlieb Daimler, a história da marca é impulsionada por um movimento contínuo de avanço e evolução.

Essa trajetória é marcada pelo pioneirismo. Em 1888, dois anos após a invenção, Bertha Benz, a mulher de Carl Benz, entrou em um automóvel com os dois filhos do casal e, sem que o marido soubesse, viajou de Mannheim a Pforzheim, na Alemanha. Com isso, ela se tornou a primeira pessoa na história a realizar uma viagem de longa distância de carro – um percurso que, hoje, tem cerca de 90 quilômetros.

Várias décadas depois, a empresa realizaria, em 2013, a mesma rota de Bertha, desta vez em um modelo de condução autônoma, área em que vem investindo fortemente.

Sendo uma marca tão longeva, a Mercedes-Benz tem outras inúmeras curiosidades em sua história. É o caso do modelo que ficou conhecido como “Adenauer”. Oficialmente chamado de Mercedes-Benz 300 (W 186), ele ganhou o nome por ter se tornado o automóvel oficial do chanceler alemão Konrad Adenauer em 1951.

Além disso, a marca se orgulha de ter ido à Lua. Em 1971, astronautas da missão Apollo 14 levaram com eles uma estrela Mercedes até o satélite natural da Terra. Atualmente, ela faz parte da coleção do Arquivo do Grupo Mercedes‑Benz. A estrela também é a peça de reposição mais popular para automóveis clássicos da marca: a Mercedes‑Benz Classic Original Parts mantém mais de 40 versões diferentes e vende cerca de 20.000 estrelas por ano.

Toda a história da marca pode ser vivenciada no Museu Mercedes-Benz. Inaugurado há 20 anos, em Stuttgart, na Alemanha, o espaço já recebeu mais de 14 milhões de visitantes desde então.

A continuidade do espírito de inovação da Mercedes-Benz é evidente não apenas nos 140 anos de história do automóvel, mas também nas atuais atividades de pesquisa. Entre os exemplos estão a pintura solar para ampliar a autonomia dos automóveis, materiais biotecnológicos sustentáveis e o uso de realidade aumentada e mista para criar experiências altamente personalizadas ao cliente.

Compartilhe:

Artigos relacionados