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A Mercedes-Benz do Brasil segue avançando com a customização de caminhões e ônibus, modelo de produção e negócios oferecido pela marca que vem ganhando aprovação crescente, atendendo demandas específicas de clientes do país e de mercados externos. Em mais um marco significativo, a empresa ampliou a área do Custom Tailored Center (CTC), em sua fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, que passa a contar também com um espaço próprio para veículos elétricos.
Segundo Erica Daumichen, vice-presidente de Operações de Caminhões e Agregados da Mercedes-Benz do Brasil, em nove anos, o CTC customizou mais de 15.000 caminhões. “Com a ampliação da área, temos potencial para dobrar a capacidade produtiva, reduzindo o tempo da operação e, consequentemente, atendendo mais rapidamente às demandas dos nossos clientes”, afirma.
Atendimento aos mercados interno e externo
“O expressivo volume de mais de 15.000 caminhões customizados, entre agosto de 2015 e outubro de 2024, significa uma média de 1.666 unidades por ano”, destaca Daumichen. De acordo com a vice-presidente, desse volume, cerca de 11.500 caminhões foram comercializados no mercado interno e 3.500 foram exportados, sendo cerca de 50% para países da América Latina e 50% para outros continentes.
Com a ampliação da área, a expectativa é manter a produção em cerca de 80% para o mercado interno, 15% para América Latina e 5% para o segmento overseas. 85% das customizações são de caminhões e 15% de chassis de ônibus. Setores como mineração, madeireiro, construção e transporte de bebidas são os que mais puxam a vendas de caminhões customizados. Já no caso dos ônibus, as maiores solicitações envolvem micros e articulados.
O modelo de negócio adotado pela Empresa envolve a participação de várias áreas, como Marketing e Estratégia de Produto, Engenharia, Produção, Logística, Compras, Controlling, Vendas e Peças & Serviços. Com base na sinergia das equipes, o CTC da Mercedes-Benz do Brasil atende clientes que solicitam modificações ou adaptações nos veículos de série, devido a necessidades específicas de suas operações de transporte.
O processo de produção adotado pela Mercedes-Benz do Brasil segue as boas práticas do CTC da Daimler Truck na França. Com isso, a unidade brasileira também é uma referência global para toda a Companhia.
Conceito One Team na prática
O fato do CTC reunir diversos grupos funcionais na geração de soluções customizadas aos clientes reflete a aplicação prática do conceito One Team na Mercedes-Benz do Brasil, seguindo a prática global da Daimler Truck.
Por conta da atuação do CTC, o cliente já recebe o veículo customizado de fábrica, com suporte especializado nas modificações, garantia, assistência técnica da Rede de Concessionários da marca e já financiado, quando for o caso, não precisando assim recorrer a terceiros para as adequações no caminhão.
Diversas customizações realizadas pelo CTC a partir de pedidos individuais de clientes passam a ser oferecidas ao mercado e algumas até se transformam em itens de série, o que é o caso, por exemplo, do Pacote Robustez originalmente criado para o Atego para severas aplicações fora de estrada. Esse kit passou a ser disponibilizado como opcional, sendo montado diretamente na linha de produção de caminhões. Além disso, devido ao grande sucesso do Pacote Robustez, hoje o CTC também está preparado para montá-lo em outras famílias de caminhões.
Segundo Fábio Dalla, gerente sênior de Fabricação de Protótipos da Mercedes-Benz do Brasil, modificações muito específicas acabam sendo montadas na linha de produção própria do CTC. “Seja qual for a solicitação do cliente nós entendemos e atendemos da melhor forma. Ou seja, novamente, estamos praticando nosso mantra: As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução. Com a customização, ouvimos cada uma das vozes de todos os clientes e entregamos o caminhão ou o chassi de ônibus que ele necessita”, explica.