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13 de agosto de 2025

Mercedes-Benz do Brasil impulsiona logística e exportações com nova central em Itupeva

Por Redação Brasil-Alemanha News

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Foto: Divulgação/Mercedes-Benz

Após a transferência de sua Central de Distribuição e Logística de Peças para a cidade paulista de Itupeva, a Mercedes-Benz do Brasil vem obtendo ganhos de eficiência e agilidade no atendimento aos clientes de caminhões e ônibus. Do local, saem peças para todo o Brasil e para mais de 50 países na América Latina e outros continentes, além de atender demandas da matriz da Daimler Truck na Alemanha.

A unidade ocupa um galpão do condomínio logístico da HGLG, próximo a importantes rodovias, como a Rodovia dos Bandeirantes. A operação da nova Central passou a ser feita em parceria com a Penske Logistics, líder no fornecimento de soluções da cadeia de suprimentos, armazenagem e logística para o setor automotivo no Brasil e também na América do Norte.

De acordo com Matthias Kaeding, vice-presidente de Compras e Logística da Mercedes-Benz do Brasil e América Latina, a mudança para o novo endereço e a parceira com a Penske representam mais um grande passo para a modernização operacional da logística de peças, com ganhos de performance e eficiência. “Esta é uma das maiores centrais de peças da Daimler Truck fora da Alemanha e uma referência do setor de veículos comerciais no País. Nossa unidade abriga cerca de 45.000 itens do portfólio de peças de caminhões, ônibus e agregados. São aproximadamente 9 milhões de peças em estoque e 1,5 milhão de peças distribuídas por mês para o mercado interno, por meio de mais de 300 pontos de atendimento da Rede de Concessionários, e para os mercados de exportação. Registramos uma média de 8.000 pedidos de clientes por dia”, explica.

Entregas emergenciais em até um dia

A Central de Distribuição e Logística de Peças da Mercedes-Benz do Brasil processa em até 24 horas as peças para pedidos emergenciais. Pedidos para reposição de estoque expresso são atendidos em até 72 horas e os pedidos de estoque são remetidos em até 7 dias.

No caso das exportações, o tempo de resposta varia conforme o modal logístico. Como exemplo, um pedido pronto para ser coletado pelo cliente leva em torno de 5 dias nos modais marítimo ou rodoviário e no modal aéreo são 2 dias

Estoque contempla peças do portfólio atual e de modelos que já não são mais produzidos

Além dos modelos atuais, o estoque da montadora contém peças de caminhões clássicos da marca. “Entre eles, Axor Euro 5, Atron, Actros Orion, bem como os motores Euro 3 e Euro 5. Ou seja, a Mercedes-Benz está atenta às necessidades de todos os clientes porque reconhecemos a tradição, credibilidade e durabilidade dos nossos produtos aos longo desses quase 70 anos de presença no mercado brasileiro”, diz Matthias Kaeding.

O conceito de armazenagem da Central de Distribuição e Logística de Peças divide-se basicamente em quatro modos. No “mezanino” são acondicionadas as peças pequenas, operadas manualmente. São mais de 31 mil itens, com aproximadamente 4,9 milhões de peças em estoque e mais de 2.500 pedidos expedidos por dia.

As peças médias são armazenadas e manipuladas por meio do processo “Rail Pallet Rack”, caracterizado pela movimentação vertical dos pallets. Neste caso, são mais de 6.200 itens, com aproximadamente 2,3 milhões de peças em estoque e mais de 3.000 pedidos expedidos por dia.

Peças grandes e pesadas são armazenadas em “porta-pallets”. São mais de 6.400 itens, com aproximadamente 2,9 milhões de peças em estoque e mais de 800 pedidos expedidos por dia. Peças volumosas e de alto giro são acondicionadas em “Storage Blocked”, sendo empilhadas diretamente no chão. São mais de 200 itens, com cerca de 250 mil peças em estoque e mais de 500 pedidos expedidos por dia.

A área útil da Central de Distribuição e Logística de Peças da marca é de aproximadamente 60.000 metros quadrados. A área total do condomínio da HGLG é de mais de 234.000 metros quadrados, contando com um total de cerca de 90.000 metros quadrados locáveis de galpões, o que permite futuras expansões.

Sustentabilidade ambiental

Ademais, sobre sustentabilidade ambiental, o local dispõe de estação de tratamento de efluentes e caixa de retenção de águas pluviais. As telhas são zipadas, caracterizadas por uma estrutura contínua sem emendas, e o isolamento termoacústico utiliza Facefelt, feltro de lã de vidro. O sistema de iluminação conta com lâmpadas do tipo LED e com luz natural Zenital, por meio de aberturas no teto. As empilhadeiras são elétricas, movidas por baterias de lítio, mais ecológicas e adequadas a ambientes internos.

Além disso, o galpão recebeu duas certificações muito importantes: “Empreendimento Classe AAA”, que indica nível máximo de qualidade, padrão de construção e tecnologia de sistemas prediais, e “LEED” (Leadership in Energy and Environmental Design), reconhecimento ambiental global de edificações sustentáveis e eficientes.

A certificação LEED também baseou-se em iniciativas como uso racional de água, uso de materiais sustentáveis, estação de tratamento de esgoto, estação de tratamento de água e efluentes, descarte de resíduos conforme padrões ambientais, além de outras medidas.

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