Nenhuma imagem disponível na galeria.

A Mercedes-Benz é a primeira empresa automotiva a aderir à Renewable Carbon Initiative (RCI), marcando um passo pioneiro rumo a componentes veiculares livres de carbono fóssil. Fundada pelo nova-Institute, a iniciativa reúne líderes dos setores químico, energético e automotivo, com o objetivo comum de substituir completamente as fontes de carbono fóssil por alternativas renováveis, provenientes de biomassa, uso de CO₂ e reciclagem.
Diante da crescente conscientização pública sobre a necessidade de reduzir recursos fósseis e promover alternativas mais sustentáveis, a entrada da Mercedes-Benz na RCI se alinha perfeitamente ao compromisso da marca com o uso responsável dos recursos. O foco está no apoio ao pilar estratégico “Uso de Recursos & Economia Circular”, que vai muito além de produtos individuais. Juntamente com parceiros como BASF, Covestro, Michelin, Continental e WWF, a empresa visa desenvolver soluções inovadoras para uma economia circular baseada em carbono, eliminando o uso de recursos fósseis.
Projetos-piloto estão planejados para 2026 e a Mercedes-Benz está explorando tecnologias de captura e uso de carbono para plásticos automotivos, fontes de carbono de base biológica para componentes e soluções de carbono circular. Essas medidas apoiam a implementação da estratégia de negócios sustentável e contribuem para a conservação de recursos, circularidade e descarbonização.
Com a adesão à RCI, a marca amplia de forma estratégica seu círculo de parceiros para incluir startups inovadoras e institutos líderes, fortalecendo ainda mais sua rede de inovação para soluções sustentáveis em toda a cadeia de valor. Além disso, em 2023, fornecedores que representam cerca de 87% do volume anual de compras da empresa comprometeram-se a fornecer apenas materiais com neutralidade líquida de carbono no futuro.
Essa iniciativa representa mais um marco no papel ativo da Mercedes-Benz na transformação da indústria automotiva. Com acesso a tecnologias e redes especializadas em carbono renovável, a Mercedes-Benz impulsiona ainda mais a transformação de sua cadeia de suprimentos.