Publicidade

Destaque
15 de outubro de 2025

Mercedes-Benz inaugura o centro de testes de iluminação mais avançado da indústria automotiva

Por Redação Brasil-Alemanha News

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Foto: divulgação Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz amplia novamente as diversas capacidades de testes do seu Campo de Provas Global em Immendingen, na Alemanha, com o novo e inovador centro de testes de iluminação, projetado para uso versátil. Com 135 metros de comprimento e oito metros de altura, o novo centro está entre os maiores de sua categoria na indústria automotiva. Ele permite testes detalhados de sistemas de faróis sob condições constantes e reproduzíveis, independentemente do horário, do clima ou de influências ambientais.

Uma estrada rural completa foi recriada com realismo ao longo de 135 metros e o asfalto foi especialmente desenvolvido para simular as propriedades reflexivas de uma estrada envelhecida. Até cinco veículos podem ser testados simultaneamente, incluindo simulações de tráfego vindo na direção oposta ou à frente. Postes refletores podem ser posicionados nas laterais da estrada a cada 20 metros e manequins de pedestres são integrados de forma flexível. O investimento no centro de testes de iluminação foi de 10,5 milhões de euros, com um período de construção de dois anos.

Com as instalações de testes de alta tecnologia e métodos avançados, o Campo de Provas Global de Immendingen continua estabelecendo novos padrões na indústria automotiva. Isso inclui o chamado circuito de durabilidade automatizado Heide. Nesse teste, robôs que conduzem os veículos de forma totalmente autônoma por uma pista com terreno acidentado. Os buracos, ondulações e paralelepípedos da pista representam desafios significativos também para o chassi e a carroceria. O nome Heide é uma homenagem a uma pista de testes desafiadora da década de 1950, localizada em Lüneburg Heath.

Com 520 hectares, o Campo de Provas combina mais de 30 módulos de teste, totalizando 86 km de pistas que simulam estradas, com 286 cruzamentos. O local simula ambientes de tráfego reais, incluindo cruzamentos urbanos complexos a estradas de montanha com até 180 metros de desnível, além de vias acidentadas e paralelepípedos a autoestradas e trilhas off-road. Há rotas que replicam as condições e sinalizações de países como Estados Unidos, China, Japão e da Europa. Até 400 veículos podem circular simultaneamente nos diversos programas de teste.

Atualmente, 80% dos testes que antes eram feitos em vias públicas agora são realizados no local. Testes internacionais também foram significativamente reduzidos, sem perder qualidade, encurtando o tempo de desenvolvimento, acelerando a maturação dos veículos e reduzindo a pegada de carbono. Durante as semanas de pico, até 2.100 colaboradores da Mercedes-Benz de outras unidades estão presentes para os testes, além dos 250 funcionários fixos.

As ovelhas são as principais responsáveis pela manutenção da paisagem do local. Como são animais de pasto, impedem o crescimento de arbustos e árvores nas áreas de campo rústico, preservando a biodiversidade. Além disso, lhamas vivem no local e protegem o rebanho de ovelhas contra predadores como raposas.

Compartilhe:

Artigos relacionados