Baviera e Brasil: parceria em projetos acadêmicos

A Escola Superior de Ingolstad, no estado da Baviera, foi uma das duas faculdades de ciências aplicadas escolhidas para integrar o projeto Applied Network on Automotive Research and Education (AWARE), uma parceria entre o Brasil e a Alemanha. No total, 117 instituições de ciências aplicadas se candidataram ao patrocínio oferecido pelo programa de intercâmbio acadêmico Strategische Partnerschaften und Thematische Netzwerke (Parcerias Estratégicas e Redes Temáticas) do DAAD.

Junto com duas universidades brasileiras, a instituição bávara deverá desenvolver currículos binacionais e projetos de pesquisa para o setor automotivo, focados em segurança de transporte, conceitos de biocombustíveis e mobilidade elétrica.

“A verba recebida para a realização do projeto deve ser entendida como um reconhecimento aos esforços dos pesquisadores desta instituição que fizeram o contato com as universidades brasileiras”, afirmou Hans Georg Schweiger, diretor científico da AWARE na Escola Superior de Ingolstadt.

Georg Overbeck, do Instituto de Pesquisas Aplicadas da referida Escola e responsável pelos contatos com as universidades brasileiras, não esconde o seu entusiasmo ao declarar: “conseguimos demonstrar que além dos conteúdos concretos do AWARE, o nosso projeto também integra o ensino, a pesquisa e a transferência de tecnologia.”

As propostas previstas pelo AWARE são abrangentes. Elas incluem estadias para intercâmbio de estudos e pesquisas, cursos de verão e convite a conferencistas, devendo resultar em projetos de pesquisa ou programas de estudos. “Os recursos, capacidades, contatos e competências dos parceiros serão apresentados e divididos, colaborando dessa forma com o alto nível dos nossos pesquisadores”, explica o professor Rodrigo Vieira, responsável pelo projeto na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “Partimos do pressuposto que esse intercâmbio, como o tempo, caminhará por si e contribuirá para o desenvolvimento de novos trabalhos em conjunto.”

A parceria entre as três universidades, fomentada pelo Ministério alemão de Educação e Pesquisa (Bundesministerium für Bildung und Forschung – BMBF), está ligada a uma rede de relações da qual participam outras universidades, instituições de pesquisa e ministérios. O lado alemão conta com a Universidade Otto-von-Guericke de Magdeburgo, o Instituto de Automação e Comunicação e o Ministério dos Transportes da Alemanha. O lado brasileiro conta com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Instituto de Pesquisa da LACTEC e a Secretaria Estadual de Transportes do Paraná.

A Câmara de Comércio Brasil-Alemanha de São Paulo e a Representação do Estado da Baviera no Brasil são responsáveis por estabelecer uma ponte entre os dois lados e a indústria automobilística.

Para mais informações acesse: http://www.bayern.com.br

 

——————————————————————————————————–

 

Divulgação Ingolstadt Hochschule
Divulgação Ingolstadt Hochschule

Nota original fornecida por: