Baviera realiza seminário sobre energias renováveis

A convite do Ministério da Economia, Infraestrutura, Transporte e Tecnologia da Baviera, empresários e autoridades políticas brasileiras participaram, entre os dias 13 e 20 de julho de 2013, de um seminário sobre a atual situação e o futuro  desenvolvimento do setor de energias renováveis e eficiência energética naquelã região da Alemanha.Com integrantes oriundos dos estados de Pernambuco, Minas Gerais e Santa Catarina, a delegação era composta por dezoito pessoas, selecionados pela Representação da Baviera no Brasil. 

O seminário  foi organizado pelo setor internacional da bfz gGmbH (autarquia do governo bávaro ligada à formação profissional) por solicitação  do Ministério da Economia da Baviera. Temas prioritários foram o know how técnico e o planejamento nas áreas de energia renovável e eficiência energética, assim como o fortalecimento do interesse e do engajamento com o Brasil.

Uma palestra sobre os princípios e normas legais e técnicas que regem o setor de energias renováveis na Baviera e na Alemanha  marcou o início do programa da delegação brasileira.  Depois foram realizadas visitas técnicas a empresas  localizadas nas cidades de Munique, Gilching, Neumarkt i.d. OPf, Weißenohe, Nürnberg, Straubing, Wildpoldsried e Augsburg. Em cada uma das visitas, a delegação conheceu  empresas do setor de energias renováveis atuando em áreas como biogás, motores a gás, energia eólica e solar e combustíveis renováveis de 2ª geração. Os contatos permitiram uma atualização  quanto  às varias tecnologias desenvolvidas no setor e às melhores áreas para a sua aplicação.

Durante a visita à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Lfu) e na recepção oferecida pelo Ministério da Economia da Baviera, foram discutidos aspectos ambientais e de planejamento da política energética. Nesse âmbito também foram ressaltados, mais uma vez,  o potencial e a importância do Brasil na área das renováveis, assim como o seu destacado papel como parceiro e como mercado  para ser explorado pelas empresas bávaras.

Os participantes se mostaram muito satisfeitos com o programa e o conteúdo do seminário,  expressando o interesse na continuidade e intensificação dos contatos, visando a transferência de tecnologia e o comércio entre a Baviera e as regiões brasileiras representadas no seminário.

 

Para mais informações acesse: http://www.bayern.com.br

 

——————————————————————————————————–

 

Divulgação Representação da Baviera
Divulgação Representação da Baviera

Nota original fornecida por: