Biotecnologia auxilia Estado da Baviera a alcançar objetivos de desenvolvimento sustentável

Foto: Shutterstock

As tecnologias ambientais são fundamentais para o desenvolvimento sustentável no século XXI. A bioeconomia no Estado da Baviera movimenta 26 bilhões de euros em vendas, graças a junção de recursos renováveis e as tecnologias avançadas oferecidas por mais de 70 centros de pesquisa da Baviera dedicados especialmente para esse tema. Essas conquistas apenas motivam a Baviera a trabalhar cada vez mais alcançar seus compromissos em matéria de mudanças climáticas.

A Baviera adotou uma posição de redução progressiva do uso de combustíveis fósseis e incentivo à economia baseada em tecnologias biológicas. Em sua nova Lei de Proteção Climática, o Estado adotou o objetivo de estabelecer a neutralidade de carbono até 2040. No médio prazo, busca-se reduzir, até 2030, as emissões de gases de efeito estufa por habitante em 65% em comparação com os valores de 1990, sendo que a administração pública deve ser neutra em emissões até 2028. Para ter sucesso na busca da sustentabilidade, o Estado privilegia a identificação de valor em componentes descartados e o reaproveitamento de recursos, especialmente na silvicultura, na agricultura e na disposição de resíduos urbanos. Além disso, o desenvolvimento de padrões de avaliação, em particular para a precificação de ativos biológicos, recebe grande atenção na região.

Para honrar esses compromissos políticos em matéria climática, as vastas capacidades bávaras são fundamentais. As robustas e resilientes redes de inovação da Baviera, nesse sentido, assumem uma função essencial para auxiliar o estado a permanecer na vanguarda das atividades em bioeconomia. Dessa forma, O BioPark, a IGZ/BioMed Würzburg e o Cluster de Biotecnologia Baviera, entre outras muitas iniciativas, possibilitam ao estado alcançar suas ambiciosas metas.

Em várias localidades, a capacidade da Baviera para vencer desafios ambientais é evidente. Conjuntamente com as regiões de Regensburg, Franconia e Straubing, a Região de Biotecnologia de Munique/Martinsried, por exemplo, destaca-se no setor por meio do campus Martinsried-Grosshadern. Para superar o maior desafio global do século XXI, no entanto, a cooperação internacional será essencial. Portanto, a Representação do Estado da Baviera continuará disponível para construir pontes entre brasileiros e bávaros em questões de bioeconomia e muitos outros assuntos. Esta cooperação será fundamental para o combate às mudanças climáticas e à promoção da sustentabilidade.