Eleições no estado da Baviera 2018

No último domingo (14.10), aconteceram eleições para um novo parlamento no estado da Baviera na Alemanha.

9,5 milhões de eleitores, entre eles 600.000 eleitores que puderam votar pela primeira vez, foram convidados a determinar o novo parlamento. Pelo sistema eleitoral da região, o eleitor vota em um candidato de sua seção eleitoral e no partido de sua preferência. Assim, os parlamentares podem ser escolhidos pelo número de votos diretos ou pela lista de seus respectivos partidos, seguindo um sistema proporcional.

Após o resultado preliminar oficial, o partido CSU, atualmente no poder, chegou a 37,2% dos votos totais, perdendo a maioria absoluta. O partido VERDE chegou a 17,5%, conquistando o melhor resultado de sua história na Baviera: o segundo lugar nas eleições. Os representantes do movimento Freie Wähler (em português “Eleitores Livres”) conseguiram 11,6%, os demais partidos AfD 10,2%, SPD 9,7% e o FDP 5,1% dos votos válidos. O Die Linke teve 3,2%, não conseguindo alcançar o mínimo de 5% necessários para entrar no parlamento, como os demais partidos de um total de 18 que concorreram nas eleições.

O novo parlamento será composto por 205 membros de 6 partidos. O aumento de parlamentares em comparação com o número fixado na constituição estadual de 180 parlamentares é consequência dos mandatos de balanceamento e proporção baseado no sistema composto e proporcional das eleições.

Em termos dos votos diretos, os candidatos do partido CSU ganharam em 85 das 91 seções eleitorais do estado. Nas demais 6 seções, os candidatos do partido VERDE ganharam, sendo que 5 destas seções pertencem à cidade de Munique.

A participação nestas eleições foi de 72,4%, um crescimento de 8,8 pontos percentuais em comparação com as eleições de 2013.

O parlamento é eleito por um período de cinco anos. A legislatura do novo parlamento começa com sua primeira sessão que deve ocorrer, no máximo, no 22º dia após a eleição.

O “Ministerpräsident” (governador) é eleito pelo parlamento dentro de uma semana após a primeira sessão, também por um período de cinco anos.

Fonte: Secretaria de estatística do estado da Baviera (Bayerisches Landesamt für Statistik)