Encontro na Baviera tem como tema o mercado brasileiro

A “Sommerfest”, promovida anualmente pela Câmara de Comércio e Indústria da Suábia (IHK Schwaben), dedicou-se, em 2013, ao Brasil. O encontro, que aconteceu no último dia 10, mostrou que, por ocasião da Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, o Brasil tornou-se um mercado atraente para as empresas de médio porte da região alemã, e que esses eventos podem ser a porta de entrada a oportunidades de negócios no mercado brasileiro.

A presidente de honra da IHK Schwaben, Hannelore Leimer, ao saudar os quase 700 convidados da “Sommerfest”, fez um esboço sobre o Brasil e apresentou o convidado VIP da festa, o ex-jogador de futebol brasileiro Paulo Sérgio – que jogou pelo Bayer Leverkusen de 1993 a 1997 e pelo Bayern de Munique de 1999 a 2002. O atleta, campeão mundial de futebol com a seleção brasileira de 1994, falou sobre sua vida e sua experiência na Alemanha, contando, por exemplo, sobre as dificuldades que teve quando chegou ao país, em 1993, com as barreiras culturais e da língua. Ele reconheceu que, também para quem quer investir em um mercado externo a língua pode, inicialmente, representar uma dificuldade, mas encorajou os empresários presentes a investirem em sua terra natal.

O evento também contou com depoimentos de empresários da Suábia bávara com experiências no mercado brasileiro. Um deles foi Klaus Mäusl, membro da diretoria da Grob-Werke, que falou sobre a experiência da companhia no Brasil. A fabricante de máquinas e instalações chegou ao País 1956, inicialmente apenas fornecendo as peças produzidas na Alemanha. Com a chegada da indústria automobilística em 1959, a Grob decidiu também produzir no Brasil, o que começou em 1961, e continua com sucesso até hoje.

Apesar de considerar o Brasil um mercado difícil, Axel Sir, diretor de Negócios Internacionais da IHK, acredita que o País segue em um bom caminho. Crescimento econômico constante, aumento do poder de compra da população e investimento estrangeiro contam a favor da nação rica em matérias-primas. Além disso, concluiu Sir, até 2015 o Brasil será a quinta economia mundial, à frente da França e da Grã-Bretanha.

Para mais informações acesse: http://www.bayern.com.br

 

——————————————————————————————————–

 

Divulgação IHK Schwaben
Divulgação IHK Schwaben

Nota original fornecida por: