Estão abertas as inscrições para Congresso Bávaro de Tecnologia Verde

 

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do “Congresso de Tecnologias Verdes da Baviera”, que acontecerá entre os dias 20 e 22 de junho.

O evento oferece às grandes empresas, PMEs e startups bávaras uma excelente oportunidade de se apresentarem ao público americano e sul-americano e explorarem oportunidades de cooperação. As Representações da Baviera nas Américas, em cooperação com o Bayern International, prepararam um emocionante programa de três dias que inclui um congresso e exposição on-line, além de networking virtual.

Os interessados em uma integração (por exemplo, estande digital, apresentação ou palestra) podem solicitar mais informações à representante bávara para a América do Sul – Argentina, Chile, Colômbia e Peru, Pamela Valdivia, por meio do e-mail pvaldivia@bayern-chile.cl.

O congresso será uma excelente oportunidade para explorar oportunidades de cooperação. O Canadá, os EUA, o México, o Brasil, a Argentina, o Chile, a Colômbia e o Peru representam mercados empolgantes para tecnologias ambientais, para energias renováveis e para a digitalização. No longo prazo, as indústrias destes países devem produzir de forma mais eficiente, rentável e sustentável. Isso requer soluções integrais para aumentar a produtividade, tecnologias modernas para assegurar a eficiência e desenvolvimento de matérias-primas de modo a assegurar ciclos de materiais e de reciclagem. Além disso, muitas empresas estão interessadas em contribuir para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Estratégia de Minerais Críticos do Canadá aumentará a oferta de minerais estratégicos de origem responsável e apoiará o desenvolvimento de cadeias de valor domésticas e globais para a economia verde e digital. Além disso, o Canadá é considerado o maior produtor mundial de zinco, urânio, carbonato de potássio, cádmio, enxofre e níquel. Os EUA têm os maiores recursos minerais do mundo, com reservas significativas de petróleo e gás natural. A América Latina, abriga 30% das reservas mundiais de água doce, mas apenas 8% da população mundial.

O Brasil, por sua vez, oferece um grande leque de oportunidades em tecnologias ambientais. Por um lado, possui uma matriz elétrica amplamente renovável: 82,9% da energia vem de fontes renováveis, segundo relatório da Empresa de Pesquisa Energética, sendo que 56,8% do fornecimento de energia vem de fontes hidráulicas. Por outro, o país também se destaca como uma nação dedicada à inovação. Conforme o Índice Global de Inovação, em 2022, o Brasil avançou três posições, possuindo uma alta densidade tecnológica em operações de setores do agronegócio e outras áreas chave para o combate às mudanças climáticas.

Alguns governos e empresas estão procurando ativamente parceiros tecnológicos para construir redes colaborativas. De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), a demanda de energia de todos os países latino-americanos aumentará em um total de 70% até 2030 e o suprimento desse abastecimento energético será assegurado, em grande medida, por meio de energias renováveis e hidrogênio verde. Devido à recente crise sanitária global, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) espera uma mudança estrutural na produção regional assim como em seu comércio exterior e no atual modelo de globalização. A digitalização, também desempenhará um papel decisivo nessa mudança estrutural.