Exportações bávaras atingem recorde em 2013

“Nós alcançamos um novo recorde de exportação. Em 2013, as vendas externas das empresas bávaras aumentaram 2% em comparação ao ano anterior. A competitividade internacional da economia do estado é sem precedentes”, afirma satisfeita Ilse Aingner, secretária da economia da Baviera, sobre o desenvolvimento do comércio exterior bávaro no ano passado.

“A crise econômica atual não dificultou para os global players e as pequenas e médias empresas no estado bávaro. Com uma ligeira diminuição da média nacional de exportação no ano passado, os produtos e serviços do estado foram mais necessários do que nunca”, afirma Aigner.

Segundo o Estado da Baviera, em 2013 o volume de exportação atingiu um pico de € 168 bilhões, enquanto que o índice de importação bávaro caiu 1% (€ 146 bilhões). O pico é devido, principalmente, ao comércio com os continentes americano (4,6%) e europeu (1,8%). Em 2012, os Estados Unidos, a China e a Áustria foram não só os mercados mais importantes para os produtos bávaros, como também importantes parceiros comerciais do estado.

O setor automobilístico é o de maior expressão no volume de exportação bávaro, com um crescimento de 5,7% e representando quase um terço do volume total de vendas externas. Outras áreas importantes são o de produtos elétricos, máquinas e produtos químicos. 

Além disso, o superávit da balança comercial da Baviera manteve-se constante ao longo da Zona do Euro no ano passado e caiu em todo o país (exportações e importações para países da Zona do Euro: 0,1% e 0%, respectivamente; alianças de exportações e importações com países da Zona do Euro: – 1,2% e -0,2%, respectivamente).

“Não há indícios nos dados recentes do comércio exterior bávaro de que os excedentes de exportação do estado sejam um fardo para os outros países da Zona do Euro, o que deve ser levado em consideração pela Comissão da União Europeia e enterrar, finalmente, a crítica injustificada à exportação alemã”, comenta a secretária.

Para mais informações acesse: http://www.bayern.com.br

 

——————————————————————————————————–

 

SXC
SXC

Nota original fornecida por: