Hof exporta competência ambiental para o Brasil

A cidade de Hof é o local de referência no Estado da Baviera de competências para água e meio ambiente. Já o emergente Brasil é deficiente nessa área. Embora o País viva há anos uma recuperação econômica, para um bom desenvolvimento é necessário a criação de um sistema de gestão de resíduos sustentável e moderno. Nesse sentido, Hof auxilia e coopera com a cidade brasileira de Caruarú (PE) no âmbito ambiental.

Em um primeiro momento, especialistas bávaros irão viajar no início do ano para a região brasileira, a fim de analisar os planos já existentes. Além disso, uma delegação do Brasil também participará da feira “geofora” em Hof. Posteriormente, devem ser criadas soluções.

O projeto é apoiado pelo Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ, na sigla em alemão). A cidade bávara se candidatou para o programa de fomento Nachhaltige Kommunalentwicklung durch Partnerschaftsprojekte (“Comunidades Sustentáveis Através de Projetos de Parceria”, em tradução livre) e o recebeu, assim como outras 14 cidades alemãs.

Desde 2007, já existe um programa de intercâmbio entre Caruarú e a Associação de Eliminação de Resíduos de Hof. A partir de então, há uma grande troca de experiência por meio de projetos individuais, uma vez que a associação é um parceiro importante para o projeto. Desse modo, o programa ASA Norte-Sul “Gestão de Resíduos e Educação Ambiental” oferece a oportunidade para que dois estudiosos brasileiros vão à Hof, enquanto dois alemães se dirigem ao Brasil. 

Para mais informações acesse: http://www.bayern.com.br

 

——————————————————————————————————–

 

SXC
SXC

Nota original fornecida por: