Inovação e Inteligência Artificial interligadas em novos projetos da Baviera

Foto: Freepik

A Baviera é o maior Estado Federal da Alemanha e possui tradição em pesquisa e desenvolvimento de infraestrutura. Apesar da trajetória já consolidada em matéria de inovação, o estado livre continua investindo para aumentar seu potencial na área, resultando na ampliação de 120% no número de postos de trabalho em atividades de alta tecnologia e inteligência artificial, ultrapassando a média europeia geral.  

De acordo com a plataforma de informação tecnológica “CUBOS”,  inteligência artificial é uma forma de imitar ou reproduzir a inteligência humana, permitindo que máquinas deduzam resultados com bases em informações e experiências anteriores, assim replicando o processo de aprendizagem humano.

O potencial de aprendizagem das máquinas, consequentemente, revolucionará atividades industriais, pois terão a capacidade de deduzir soluções, acessando grandes bases de dados já disponíveis em sistemas computacionais atuais. Entre outros benefícios, essa combinação resultará em maior confiança, devido a quantidade de dados acessáveis para verificação de informações, e auxiliará na tomada de decisões precisas e corretas com menores custos operacionais.

Já estão sendo desenvolvidos alguns projetos bávaros que utilizam a Inteligência Artificial como, por exemplo, o teste de estresse elaborado pela empresa Fortiss com auxílio da brigada de incêndio local, que tem como objetivo evitar acidentes e reações inadequadas em emergências. Outro exemplo são os projetos com recursos de “Blockchain” para bloquear duplicação de dados. Esses e mais projetos estão em discussão no estado, com a abertura da “KI Agentur” nova agência de Inteligência Artificial bávara.

Ademais, de acordo com o portal Bayern Innovativ, além das grandes cidades alemãs da Baviera, espaços rurais também estão sendo foco de investimentos de grandes empresas que pretendem expandir ainda mais a digitalização. O Instituto Federal de Pesquisa Populacional da Alemanha divulgou que 3,7% de pessoas de 30 a 49 anos migraram de cidades de grande porte para territórios menores, diminuindo o êxodo para centros urbanos maiores em 5,4% apenas em 2021. Essa prática foi nomeada como “suburbanização”.

A iniciativa é estimulada por diversas empresas de renome e contribui ainda mais para a expansão de áreas especializadas em inovação, além de atrair mais funcionários que optam pelo estilo de vida mais equilibrado de cidades menores.