O setor aeroespacial do Estado da Baviera é consolidado como um dos melhores do mundo

Foto: Pixabay

O sucesso das atividades industriais, frequentemente, depende da localização dos parques fabris e da possibilidade de escalar operações por meio de parcerias entre e através de setores. Diante disso, a indústria de aviação e espaço bávara é um exemplo da importância do princípio da localidade nas políticas para manufaturas avançadas e com alta densidade tecnológica. Os setores de aviação, espaço e navegação satelital da região contam com cerca de 700 firmas que empregam um total de 36 mil funcionários e possibilitam uma receita de 7 bilhões de euros anualmente. Trata-se, assim, de um local com potencial excepcional para atividades aeroespaciais, pois está na vanguarda da pesquisa, da infraestrutura e dos modelos de negócios.

As capacidades críticas do Estado alemão são uma importante razão para o sucesso bávaro. No Estado da Baviera está localizado o chamado “Space Valley”, que congrega as principais instituições europeias para atividades espaciais. A Baviera conta com instalações do German Aerospace Center (DLR), German Space Operations Center (GSOC) e Galileo Control Center (GCC). Outras importantes bases de infraestrutura nesse campo são a Fraunhofer, o instituto Max Planck para astrofísica, o European Southern Observatory (ESO) e o Bauhaus Luftfahrt, assim como o Munique Aerospace. Esta parceria entre a Universidade Técnica de Munique e as Forças Armadas da Alemanha promove numerosos avanços para empresas do setor. Também, ao longo da última década, o governo Bávaro está modernizando os aeroportos internacionais de Nuremberg e Munique, que já é o segundo maior da Alemanha e foi premiado internacionalmente.

As atividades de construção de motores para aviões e helicópteros, assim como a engenharia aplicada para artefatos espaciais e a navegação via satélite, são de particular importância no Estado. O sucesso deve-se em grande parte ao apoio de instituições de ensino, pesquisa e de desenvolvimento capazes de garantir que a Baviera seja uma liderança no setor. Um exemplo de iniciativa bem-sucedida é o Ludwig Bölkow Campus Aerospace & Security, o qual gradualmente está se tornando um polo internacional para a descoberta de novos processos e práticas no campo de projetos aeroespaciais.

Sendo uma atividade de alta tecnologia, o setor de aviação e espaço também se beneficia da solidez do ecossistema de startups da Baviera. Desde 2009, o estado apoia o Business Incumbator Center da Europa Space Agency: Por meio desse polo, que já auxiliou 144 startups, empresas dedicadas às atividades espaciais podem juntar esforços. Lançado em 2020, o brigkAIR, por sua vez, é um ponto de contato entre startups que busquem soluções para veículos aéreos não tripulados. Essas empresas aproveitam o fato de o Estado ser um dos únicos locais do mundo que possui a cadeia de valor completa para o setor aeroespacial, alcançando atividades de pesquisa, prototipação e desenvolvimento em escala.

Na economia globalizada e interdependente, a localização continua sendo um fator importante. Capacidades fundamentais como boa infraestrutura, inovação e modelos de negócios, por isso, ainda são importantes condutores para o avanço operacional e tecnológico. Embora dedicada a transpor distâncias de forma hábil, a indústria aeroespacial não é exceção para a relevância de aspectos locais para o sucesso global. Por esses e outros motivos, a Baviera é uma das melhores regiões do mundo para alcançar novos voos.