Parceria: Santa Catarina direto de Munique

Uma delegação de Santa Catarina, sob a liderança do vice-governador Eduardo Pinho Moreira e representantes da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), estiveram no último dia 26 de maio na Câmara de Comércio de Munique e da Alta Baviera, momento em que realizaram o seminário “Negócios, Investimentos e Parcerias em Santa Catarina”.

O objetivo do evento, que contou com mais de 40 participantes de alto nível, foi apresentar às empresas bávaras o Estado de Santa Catarina como um importante fator e polo para o desenvolvimento industrial e tecnológico. Além disso, o momento foi marcado com uma apresentação sobre a cidade de Joinville, palco do 33º Encontro Econômico Brasil-Alemanha, que acontece entre os dias 20 e 22 de setembro deste ano.

Entre a Baviera e Santa Catarina existe uma parceria que não se limita apenas em um protocolo de cooperação nos setores de tecnologia, ciência, ensino superior e cultura, mas também, desde 2003, em uma ativa parceria econômica e comercial.

Desde esse acordo de cooperação oficial, mais de 22 empresas bávaras se instalaram em Santa Catarina, como por exemplo BMW, Siemens, Beck et al. No sentido inverso, tem como exemplo a empresa Tupy, que mantém, a partir de Joinville, um escritório de vendas em Munique.

Quando o assunto é cooperação científica entre a Baviera e Santa Catarina também existem experiências de sucesso. Há mais de 10 parcerias universitárias, como por exemplo entre a Universidade de Erlangen- Nuremberg e a Universidade Univille.

No segmento cultural, vale ressaltar a Oktoberfest em Munique e sua versão em Blumenau, que possibilita um importante intercâmbio social, musical, folclórico etc. Desde 2013 Munique e Blumenau mantém uma parceria de bandeiras.
 

Para mais informações acesse: http://www.bayern.com.br

 

——————————————————————————————————–

 

Nota original fornecida por: