Regional Leadership Summit promove troca de conhecimentos sobre projetos de satélites pequenos, espaço aéreo, energia e digitalização

O Regional Leadership Summit (RLS) aconteceu entre os dias 27 e 31 de maio com representantes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) no Laboratório de Integração e Testes (LIT) na cidade de São José dos Campos, no Estado de São Paulo. O encontro ofereceu a oportunidade para pesquisadores, cientistas e experts de trocarem conhecimentos e resultados nas quatro áreas de pesquisa que foram constituídas para que os estados participantes desenvolvessem atividades conjuntas, a saber, energia, mini-satélites, aeroespacial e digitalização.

A Regional Leadership Summit (RLS) é uma conferência internacional que reúne representantes de sete estados do mundo, dentre eles estão, a Baviera (Alemanha), a Geórgia (Estados Unidos), o Quebec (Canadá), São Paulo (Brasil), Shandong (China), Upper Austria (Áustria) e Western Cape (África do Sul). O principal objetivo da RLS é gerar e dar suporte acadêmico, científico e intercâmbio tecnológico, bem como a iniciação de projetos de pesquisa multilateral a estas regiões.

Neste ano, a Fapesp ficou responsável para organizar o evento de caráter sob a coordenação de Professor Gilberto de Martino Jannuzzi, e Professor Euclides de Mesquita Neto da Unicamp.

O evento contou com a presença do Prof. Dr. Klaus Schilling, Professor da Disciplina de Robótica e Telemática na Universidade de Würzburg, na Alemanha, e Presidente da empresa de pesquisa Center for Telematics; e palestrantes convidados como, Alexander Kleinschrodt (Universidade de Würzburg); Maximilian Kadzioch (Ludwig-Maximilians-University of Munich); Maximilian Mock (Centro Tecnológico de Energia – Universidade de Ciências Aplicadas Landshut); Oskar J. Haidn (Universidade Técnica de Munique); Sebastian Fendt Bavaria (Universidade Técnica de Munique); Alexander Kleinschrodt (Universidade de Würzburg); e palestrantes das demais regiões.

Além de assistirem à uma série de seminários, os participantes visitaram também a EMBRAER, a LIT, uma usina de açúcar e etanol e o CNPEM.

A Representação da Baviera, em conjunto com a FAPESP, promoveu uma recepção no dia 27.05. para abertura da conferência.

Para mais detalhes da RLS-Sciences, visite o site: https://www.rls-sciences.org/