Turismo: resultados de 2015 e perspectivas 2016

CC Pixabay UnsplashO turismo na Baviera em 2015 bateu recordes mais uma vez, superando os valores registrados em 2014. “Ano a ano, o setor estabelece novas marcas de entradas e pernoites. O ano de 2015 sem dúvida obteve os melhores resultados já registrados na história do turismo da região. Nunca recebemos tantos turistas antes, e nunca registramos tantos números de pernoites. Esse desenvolvimento positivo deve-se ao crescimento contínuo e estável da área de Turismo”, afirma Ilse Aigner, secretária de Economia e Turismo do Estado da Baviera. “O número de chegadas de turistas em 2015 aumentou em 5,4% (34.208.802) e o número de pernoites bateu a marca mais alta já registrada (2014), crescendo 3,4% (88.128.741). A hotelaria da Baviera também evoluiu de forma positiva, apontando um crescimento de 3,6% no volume de vendas e 1,0% na geração de novos empregos.

Aigner: “O turismo bávaro apresenta com o balanço de 2015, os melhores resultados. Encontramo-nos, pelo quarto ano consecutivo, em um movimento de recorde absoluto. Para o ano de 2016, nosso setor de Turismo criou ofertas criativas”. Em razão do jubileu de 500 anos da Lei de Pureza bávara, as cervejarias, os hotéis e o turismo querem apresentar a Baviera como o “Estado da Cerveja”. Além disso, devem abrir novos mercados em crescimento, como por exemplo o Turismo Receptivo e o Turismo voltado à Saúde. Para o Turismo Acessível, a estadia do hóspede deve ser a mais agradável possível, do momento da chegada até serviços de atendimento e a informação ao cliente. Ademais, o marketing turístico deve ficar cada vez mais digital em todos os âmbitos de destino e prestação de serviços. 

“Tranquilidade e busca de sentido serão o novo luxo para o turismo. A Baviera oferece além de um espaço para descansar, um lugar para encontrar um sentido”. Com isso, o Dr. Martin Spantig, CEO da by.TM aponta uma variedade de serviços já existentes na Baviera. Sob a marca stade zeiten, a organização de Marketing do Estado faz pacotes das ofertas e se dirige a um novo público-alvo.

“Os hoteleiros e os gastrônomos, como os principais empreendedores do turismo, realizaram mais uma vez um grande trabalho no ano passado”, afirma Ulrich N. Brandl, presidente da Associação de Hotéis e Restaurantes DEHOGA da Baviera. “O fato de um mundo cada vez mais aberto ao turismo fazer com que ano a ano mais turistas passem as férias na Baviera, é um claro sinal de um produto turístico final de excelência. Com números crescentes de hóspedes, volumes de vendas e funcionários, cresce ao mesmo tempo a importância econômica do setor para a Baviera”. Brandl se preocupa, neste contexto, com a tendência contínua de funções operacionais, especialmente no campo, pois são condições prévias para que o turismo possa acontecer. “ Os donos querem estar presentes para seus clientes, ao invés de entregarem formulários para serem preenchidos. “A avalanche contínua de decretos puxa o tapete das empresas, ao mesmo tempo que se faz necessária a adaptação de leis de décadas atrás, mas que não correspondem mais à realidade do dia a dia. Sobretudo, é preciso reformular a lei de trabalho que requer a mudança de uma jornada máxima diária e semanal. Não se trata de que os funcionários trabalham mais, mas – muitas vezes, e por conta própria – tenham horários mais flexíveis”, completa o presidente da DEHOGA.

Os estabelecimentos termais bávaros tiveram um crescimento acima da média de 6,2% em relação a chegadas e de 1,6% de pernoites. “Estamos muito contentes com esse resultado, mas a questão do Turismo de Saúde ainda requer melhorias”, afirma o presidente da Associação de Estações Termais da Baviera, Klaus Holetschek. Em 2016, a Associação fará uma parceria com o BAYERN TOURISMUS Marketing GmbH. Com a marca Gesundes Bayern (Baviera Saudável, em tradução livre). Por meio de workshops, conferências regionais e coaching profissional, as estações termais elevarão o seu perfil e criarão novas ofertas para o Turismo de Saúde. O foco são remédios artesanais e locais. Por meio de estudos, alguns estabelecimentos termais buscam provar os efeitos desses remédios cientificamente e também explorar novos mercados no exterior. Uma pesquisa do Projekt M e Keck Medical aponta o crescimento de pacientes estrangeiros provenientes da Rússia (+ 130%), China (+471%) e Emirados Árabes Unidos (+300%) em clínicas de prevenção e reabilitação. “Esse acréscimo ainda não chegou ao Turismo de Sáude e nos estabelecimentos termais. Temos que focar fortemente o nosso Marketing neste ramo”, explica Holetscheck. 

Foto: CC/Pixabay/Unsplash

Para mais informações acesse: http://www.bayern.com.br

 

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