Universidade Técnica de Munique é a nº1 na Alemanha

A Universidade Técnica de Munique (TUM, na sigla em alemão) foi novamente classificada como a melhor universidade alemã no chamado “Ranking de Xangai”. O ranking, que está em sua 10ª edição, lista os melhores centros de ensino superior do mundo e é elaborado pela Universidade Jiao Tong de Xangai.

Na classificação geral, a TUM ficou em 53º lugar, mantendo-se, com isso, à frente de todas as universidades alemãs, inclusive das assim chamadas “Volluniversitäten” (universidades completas, numa tradução livre), aquelas que oferecem cursos em todas as áreas do conhecimento tradicionais (Humanas, Exatas e Biológicas). No ranking separado por áreas do conhecimento específicas, a instituição teve o melhor desempenho nacional tanto em Ciências da Computação quanto em Química, e, na lista das áreas de conhecimento amplas, foi a nº 1 da Alemanha em Ciências Exatas/Matemática, Engenharia e Ciências Biológicas.

O Ranking de Xangai avalia o desempenho das instituições superiores em pesquisa, levando em consideração, especialmente, publicações em revistas científicas importantes, a taxa de citação dos cientistas e o número de cientistas e ex-alunos com prêmios Nobel e medalhas “Fields” (concedidas a cada quatro anos a matemáticos com menos de 40 anos de idade).

Em relação às instituições alemãs, a TUM está à frente da Universidade Ludwig-Maximilians de Munique (que está na posição 60), da Universidade de Heidelberg (posição 62) e da Universidade Albert-Ludwigs de Freiburg (posição 99). Outras instituições superiores técnicas alemãs ficaram entre as posições 201-300. Quanto às universidades técnicas europeias, a TUM ficou como a 4ª melhor.

A área de Química da TUM subiu um lugar em comparação com o ano passado, e agora está na 12ª posição do ranking de áreas de conhecimento específicas, à frente da Universidade de Oxford. No que tange as áreas de conhecimento amplas, a de Ciências Exatas/Matemática da TUM está entre as 50 melhores (43º lugar), a de Engenharia é a única da Alemanha entre as 100 melhores e a de Ciências Biológicas está, igualmente, muito bem posicionada numa comparação nacional.

Para mais informações, acesse: http://www.bayern.com.br

——————————————————————————————————–

 

Heddergott/TUM
Heddergott/TUM

Nota original fornecida por: