Publicidade

Últimas Notícias Destaque Educação Empresas Formação
12 de dezembro de 2025

Pesquisa aponta cooperação entre empresas e Escolas Alemãs no Exterior

Por Aline Tokimatsu

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Foto: Freepik

Pesquisa realizada pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha e a Câmara Alemã de Indústria e Comércio (DIHK) mostra que as Escolas Alemãs no Exterior reconhecidas mantêm alguma forma de cooperação com 56% das empresas também alemãs que atuam em outros países. Em dois de cada três casos, essa cooperação é de longo prazo.

Essas escolas são reconhecidas como importantes ou muito importantes para 74% das empresas pesquisadas, com foco em contratação profissional.

Quatro em cada dez companhias já contrataram ex-alunos de escolas alemãs, principalmente na África, América Latina e Europa.

Ainda segundo o levantamento, mais da metade das empresas (51%) relata experiências positivas na colaboração com as escolas, enquanto 84% demonstram visão neutra ou favorável sobre o trabalho das instituições. O resultado reforça a percepção de que o modelo das escolas alemãs apoia não apenas o desenvolvimento educacional, mas também o ambiente de negócios e a competitividade das empresas alemãs no exterior.

A pesquisa foi realizada com 46 mil empresas alemãs associadas às Câmaras de Comércio no Exterior (AHKs). Neste contexto, o Brasil teve o maior número de participantes.

Hoje, o País está entre os que mais possui escolas alemãs na América Latina, ao lado da Argentina.  Globalmente, existem 135 Escolas Alemãs no Exterior.

Compartilhe:

Artigos relacionados