Publicidade

Sustentabilidade Destaque Responsabilidade Social
12 de setembro de 2022

Relatório de sustentabilidade da SAP Brasil mostra avanços na agenda de zero carbono

Por Vitória Santos

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Foto: Unplash

A subsidiária brasileira é a única no mundo a reportar suas iniciativas de sustentabilidade locais; novo relatório reforça papel da SAP como habilitadora da agenda ESG das empresas
A SAP divulgou, no dia 9 de setembro, o Relatório de Sustentabilidade SAP Brasil 2021. A segunda edição do seu reporte anual de ações nas agendas ambiental, social e de governança (ESG), durante o SAP Sapphire São Paulo, principal conferência da SAP para clientes, especialistas e parceiros, que acontece no Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera.

A SAP Brasil foi a primeira subsidiária no mundo a lançar um relatório ESG focado na operação local, com o objetivo de compartilhar com a sociedade as ações alicerçadas nos dois pilares estratégicos definidos pela companhia: atuar como exemplo, ao adotar as melhores práticas “dentro de casa”; e como habilitadora, ao fornecer produtos e soluções de tecnologia que possibilitem aos clientes incorporar e medir indicadores de sustentabilidade em diferentes etapas operacionais.

Em 2021, a importância da sustentabilidade nos negócios ganhou maior relevância, muito por conta da permanência da pandemia de Covid-19, ainda que de forma menos grave. “Buscar novas formas de reduzir os impactos na natureza se uniu à necessidade de apoiar as pessoas, sejam colaboradores diretos, fornecedores ou a sociedade em geral. Com isso, pudemos colaborar e transformar verdadeiramente as empresas em modelos inteligentes e conectados em uma rede sustentável, por meio de nossos produtos e serviços”, destacou Adriana Aroulho, presidente da SAP Brasil.

A SAP tem a sustentabilidade inserida de fato em seu modelo de negócio, buscando sempre atingir os “três zeros”: zero em emissões de carbono na atmosfera, zero desperdício e zero desigualdade. Com a instituição do Comitê de Sustentabilidade em 2020, o tema é abordado de forma estruturada dentro da companhia e permeia todas as áreas.

 

Principais destaques do relatório de sustentabilidade 2021 da SAP Brasil:

  • Por meio do programa Carbon Free, a SAP Brasil compensou as emissões de carbono de toda sua frota de veículos com a neutralização de mais de 693 toneladas de gás e o plantio de 4.992 mudas de árvores. A meta é tornar as operações livres de carbono até 2023.
  • A SAP Brasil registrou também o descarte correto de mais de 243 quilos de lixo eletrônico, evitando a contaminação de água, solo e ar por substâncias tóxicas.
  • O uso de plástico de uso único foi reduzido a zero no dia a dia da SAP, uma cultura que se ampliou para 468 fornecedores ativos da empresa no país.
  • Foi implementado em julho de 2021 na ONG Brigada Carcará – instituição sem fins lucrativos que atua em projetos de defesa do meio ambiente – um aplicativo baseado em SAP Business Technology Platform e SAP HANA para apoiar brigadistas no combate a queimadas, resgate da fauna, prevenção de novos incêndios, planejamento de reflorestamento e proteção à população de Brumadinho (MG).
  • Em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), a SAP realizou melhorias no software de analytics para gestão e transparência da ONG, além de oferecer mentoria a pequenos empreendedores locais para endereçar desafios de negócios e apoiar a manutenção da floresta em pé.
  • A SAP subiu da 19ª para a 9ª posição no ranking da Great Place to Work (GPTW) dos melhores lugares para se trabalhar. E o Net Promoter Score (NPS) da SAP Brasil referente à confiança na liderança subiu sete pontos percentuais, atingindo 77%. A SAP também conquistou em nível global o índice de 82% no Business Health Culture Index (BHCI), que conecta bem-estar da equipe e resultado financeiro.
  • As mulheres respondiam em 2021 por 35,9% da força de trabalho e representavam 53,3% das contratações realizadas – um crescimento médio que permitirá atingir a paridade entre gêneros já em 2028, dois anos antes da meta estipulada para 2030.
  • As mulheres ocupam 28% dos cargos de gestão, uma alta de 3,7 pontos percentuais na comparação com o ano anterior.
  • Ampliação e a implementação da política única de parentalidade: são seis meses de licença para o cuidador primário e três meses para o cuidador secundário, independentemente de gênero ou formação – hétero ou LGBTQIA+. Em 2021, utilizaram essa licença 111 colaboradores.
  • O programa de voluntariado contou com 974 voluntários que dedicaram 3.710 horas em ações realizadas em conjunto com 18 ONGs e quatro clientes e parceiros, impactando um total de 151.246 pessoas.

Compartilhe:

Artigos relacionados