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Apresentar de forma transparente as metas, as ações e os resultados da empresa, no Brasil, por meio de uma interface amigável, com conteúdo multimídia, que traz a opção de audiolivro para uma experiência imersiva e maior acessibilidade às informações. Esse é o objetivo do último Relatório Institucional e ESG da Siemens. O documento que é produzido regularmente como uma prestação de contas aos seus colaboradores, parceiros, clientes e sociedade civil valida o compromisso permanente da Siemens com a sustentabilidade, o que garante à companhia o reconhecimento como líder de tecnologia com propósito ao oferecer soluções que impactam o mundo de maneira positiva.
“A publicação deste Relatório de maneira acessível foi uma prioridade para a Comunicação, pois demonstra o nosso comprometimento com a sustentabilidade e a inovação. Queremos que ele seja uma ferramenta para engajar nossos stakeholders, reforçar a nossa liderança no mercado e fortalecer nossa reputação como uma empresa que valoriza a responsabilidade social, ambiental e a governança”, explicou Ariane López, Head de Comunicação da Siemens Brasil.
O conteúdo foi produzido a partir de 35 entrevistas com especialistas da Siemens, somando a colaboração de profissionais de todas as áreas da empresa. E o layout, pensado para a melhor navegabilidade do usuário, é dinâmico e oferece links para conteúdos complementares, que enriquecem a leitura. Além disso, desde a capa é possível identificar o propósito da Siemens, de combinar os mundos real e digital: a foto da sede da empresa, no Brasil, é ilustrada com soluções tecnológicas para edifícios e infraestrutura inteligentes, com eficiência energética, segurança e proteção, implementadas na localidade e que são um verdadeiro showroom das tecnologias que a companhia já oferece aos clientes brasileiros.
O conteúdo também detalha as metas ambientais, sociais e de governança (ESG) estabelecidas por meio da estrutura estratégica DEGREE e alinhadas aos dez princípios universais do Pacto Global. A companhia considera a sustentabilidade em todos os aspectos, dividida em seis campos de atuação: descarbonização, ética, governança, recursos com uso eficiente, equidade e empregabilidade com indicadores chave de desempenho (KPIs) rigorosos e mensuráveis.
Um dos destaques abordados pela publicação foi a redução em 49% na emissão de CO₂ no Brasil, índice conquistado principalmente pelo aumento da eficiência energética nas instalações da Siemens. Já no pilar social, a empresa alcançou o marco de 50% de mulheres em cargos de alta liderança, acima da meta global de 30% até 2025, avanço atribuído ao sucesso do programa DiverSifica, que promove práticas e políticas relacionadas à diversidade, equidade e inclusão.