Nenhuma imagem disponível na galeria.

A Mercedes-Benz do Brasil e a Be8, produtora de biodiesel, coletaram dados expressivos nos testes comparativos para avaliação de biocombustível 100% em motores Euro 6 com tecnologia BlueTec 6. A chamada “Rota Sustentável COP 30” percorreu mais de 4 mil quilômetros por estradas brasileiras, partindo de Passo Fundo (RS) e chegando em Belém (PA), sede da COP30.
O objetivo dessa ação é, em caráter experimental, comparar os níveis de emissões de gases de efeito estufa dos motores Euro 6 com tecnologia BlueTec 6 da Mercedes-Benz, que equipam dois caminhões e dois ônibus abastecidos com o diesel comercial B15 e com o biocombustível Be8 BeVant.
De acordo com cálculos preliminares realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia, que realizou as medições de acordo com protocolos técnicos robustos, transparentes e auditáveis, ao final da caravana foram reduzidas em aproximadamente 99% as emissões de gases de efeito estufa (GEE) na avaliação com biocombustível 100% em motores Euro 6 dentro do conceito do “tanque à roda”. Isso acontece porque o biocombustível utilizado, produzido a partir de fontes renováveis como o óleo de soja, já absorveu CO2e da atmosfera durante o seu cultivo. Ou seja, o que foi emitido pelo veículo ao rodar foi praticamente compensado pelo que a planta retirou do ar antes de virar combustível.
Examinando o ciclo completo do “poço à roda”, que considera da produção do combustível até seu uso, os dados preliminares apontaram uma redução de cerca de 65% nas emissões de CO2e.
“É importante ressaltar que o porcentual de redução de cerca de 65% nas emissões de CO2e só não é maior porque o Brasil já utiliza B15 como combustível comercial”, afirma Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso significa que o veículo abastecido com Be8 BeVant® deixará de emitir aproximadamente 532 toneladas de CO2e se rodar os 700 mil quilômetros, conforme previsto na norma Proconve P8 (Euro 6)”.
“Essa avaliação é muito significativa para a Mercedes-Benz e para a Be8 porque promoveu análises em operação real com caminhões e ônibus lastreados percorrendo estradas brasileiras, utilizando um biocombustível alternativo que é uma solução de curto prazo para a descarbonização do nosso setor de transporte de cargas de passageiros”, diz Luiz Carlos Moraes. “Um projeto arrojado, que uniu duas empresas que têm envolvimento e um compromisso sólido com a descarbonização do transporte”.
“Esta foi uma jornada feita com precisão em planejamento e excelência em realização. O objetivo de demonstrar o Be8 BeVant® como solução de descarbonização para o agora foi plenamente atingido, levando reconhecimento e respeito por cada estrada e cada posto que passamos”, destaca Camilo Adas, Diretor de Transição Energética e Relações Institucionais da Be8.
“Os resultados são muito importantes: o desempenho foi semelhante em consumo e potência, com a diferença de que as emissões do Be8 BeVant® são menores. Isso confirma que o novo biocombustível representa uma solução imediata e acessível para as transportadoras de cargas e de pessoas no Brasil“, diz Erasmo Carlos Battistella, Presidente da Be8.
Além dos 4 mil quilômetros dos testes comparativos, a parceria da Mercedes-Benz com a Be8 inclui também a exposição do Actros Evolution 2553 6×2 abastecido com BeVant no estande da Be8 na Green Zone, área de atividades da COP30. Assim, durante os dias do evento, de 10 a 21 de novembro, essa solução será apresentada a autoridades, especialistas, visitantes e mídia internacional.
