Publicidade

Destaque Empresas
28 de outubro de 2025

São Salvador Alimentos fortalece seu crescimento com SAP S/4HANA Cloud Private Edition

Por Redação Brasil-Alemanha News

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Foto: Adobe Stock

A São Salvador Alimentos (SSA), indústrias de alimentos, vem executando sua jornada de transformação digital utilizando o SAP S/4HANA Cloud Private Edition como principal plataforma de gestão de processos de negócios.

Segundo Kelson Alencar, CIO da companhia, e Pedro Candido de Miranda, gerente de soluções da SSA, a implementação do sistema ERP (Enterprise Resource Planning) em nuvem não só trouxe agilidade, transparência e escalabilidade à empresa, como também preparou a organização para os desafios do mercado aberto, impulsionando o crescimento e consolidando sua posição como referência na agroindústria nacional.

Três meses após a implementação da plataforma, os resultados já demonstram o impacto positivo do projeto: 22 mil clientes atendidos mensalmente; 28 mil toneladas de produtos entregues por mês; 19,5 milhões de ovos férteis produzidos ao mês; e 500 mil aves abatidas diariamente. “Desde a implementação, tivemos três fechamentos contábeis realizados no prazo e registramos um crescimento financeiro de 22%, superando os 12% do ano anterior”, destacou Alencar.

Atualmente, passam pela solução da SAP a gestão de processos que vão do campo à entrega de produtos ao consumidor, incluindo: a administração de mais de 27 milhões de aves, 971 aviários e 242 parceiros; a coordenação da coleta de 500 mil aves diariamente; o processamento e armazenamento de 1,5 mil toneladas de produtos por dia; além da distribuição e vendas em 20 estados, 707 cidades, mais de 97 mil entregas mês e exportação para mais de 80 países. “Hoje contamos com 100% dos processos integrados e com mais agilidade”, comemorou o CIO.

Integração do campo à indústria

Kelson destacou que a adoção da plataforma está otimizando toda a cadeia da empresa, do campo à distribuição, e disseminando o uso de padrões globais. Ele lembrou que, por ter um processo complexo e verticalizado, a nova plataforma fortaleceu a governança e o compliance da SSA.

“Temos a intenção de abrir capital e por isso já trabalhamos com as práticas de uma empresa de capital aberto. Para isso, aprimoramos a efetividade financeira e a comunicação ao mercado”, afirmou, ressaltando que o compromisso com a adoção de melhores práticas e uma gestão replicável e escalável foram fundamentais, tornando o SAP S/4HANA o novo padrão da companhia.

Já Pedro destacou que toda a governança do projeto foi conduzida integralmente com as ferramentas fornecidas pela SAP. “Houve gestão à vista com indicadores diários, monitoramento de entregas por equipe e individual, promoção de transparência e engajamento, além de apoio à tomada de decisões com agilidade”, explicou.

Mobilização interna garante sucesso do projeto

O projeto mobilizou mais de 100 stakeholders e 23 parceiros, sendo conduzido sob a metodologia Clean Core, que permitiu mais de 95% de padronização do ambiente em 20 mil horas de desenvolvimento. “A padronização é importante para garantir a integridade do ambiente, facilitar futuras atualizações e manutenções e manter o alinhamento com as melhores práticas globais”, ressaltou Pedro.

Para assegurar a excelência da solução, foi adotado um plano abrangente de testes, com 19,8 mil etapas distribuídas em quatro ciclos, além de dois ciclos de teste integrado para validação completa e mais quatro rodadas de testes a quente diretamente na indústria.

O processo de cutover também foi planejado em duas etapas: o de negócio, iniciado oito meses antes para avaliar o impacto em toda a cadeia; e o técnico, conduzido ao longo de quatro meses, preparando o ambiente para uma transição concluída em apenas três dias. No quarto dia, todos os processos já rodavam integralmente na nova solução.

“Histórias como a da São Salvador Alimentos mostram como a combinação de tecnologia, governança e melhores práticas de negócios pode transformar setores inteiros. Com o SAP S/4HANA Cloud Private Edition, a companhia conquistou eficiência, escalabilidade e transparência, criando as bases para crescer de forma sustentável e competitiva no Brasil e no mundo”, afirma Rafael Okuda, vice-presidente de Agribusiness & Food da SAP Brasil.

Compartilhe:

Artigos relacionados