Nenhuma imagem disponível na galeria.

A SAP Brasil lançou a quinta edição do Relatório de Sustentabilidade SAP Brasil 2024 durante evento corporativo de gestão empresarial.
O encontro reuniu mais de 3 mil participantes em uma imersão completa em Inteligência Artificial e o lançamento reforça o papel estratégico da SAP como habilitadora da transformação sustentável de negócios no Brasil, com metas ambiciosas como a neutralidade de carbono até 2030 – antecipando em 20 anos o compromisso estabelecido pelo Acordo de Paris.
“Na SAP, acreditamos que a transformação digital deve caminhar lado a lado com a responsabilidade social e ambiental. O relatório deste ano mostra como estamos colocando esse princípio em prática, seja ao impulsionar soluções baseadas em dados para ESG, apoiar nossos clientes na descarbonização ou construir um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo”, comenta Rui Botelho, Presidente da SAP Brasil. “Queremos ser protagonistas de um futuro sustentável e contribuir ativamente para a evolução da sociedade e dos negócios no Brasil”, diz.
Em 2024, a empresa neutralizou 270,4 toneladas de CO₂, um crescimento de 34% em relação ao ano anterior, por meio de iniciativas como a aquisição de créditos de carbono e apoio à Fundação Amazônia Sustentável. A SAP também iniciou a transição de sua frota de veículos para modelos híbridos, com plano de conversão total para elétricos, e fortaleceu sua política de compras sustentáveis, priorizando fornecedores comprometidos com princípios ESG.
Na dimensão tecnológica, a adoção de soluções SAP voltadas à sustentabilidade cresceu 35% no Brasil, impulsionada por ferramentas como SAP Sustainability Control Tower, SAP Green Ledger e SAP Product Footprint Management. As soluções foram integradas a projetos com grandes empresas dos setores de varejo, agronegócio e indústria, apoiando a mensuração de indicadores ESG e a descarbonização das cadeias de valor. A incorporação de inteligência artificial generativa nesses processos representa um novo patamar de inovação orientada por dados.
O compromisso com um ambiente de trabalho inclusivo também gerou resultados expressivos: o SAP Labs foi reconhecido como a melhor empresa de tecnologia para se trabalhar no Brasil em 2024, segundo o ranking Great Place to Work (GPTW), e a SAP Brasil alcançou a 4ª colocação.
Mesmo o processo de expansão física da empresa considera critérios de sustentabilidade. A expansão do SAP Labs Latin America, em São Leopoldo (RS), conquistou a certificação LEED Gold v4, concedida pelo U.S. Green Building Council a apenas 55 empreendimentos no Brasil. O reconhecimento atesta padrões internacionais de construção verde, eficiência energética e impacto ambiental positivo, alinhados à estratégia global da SAP de promover inovação responsável.
“Estamos incrivelmente orgulhosos de receber esta versão do selo, que reflete nosso compromisso contínuo com a sustentabilidade e o bem-estar de nossos colaboradores e da comunidade do Rio Grande do Sul. Este reconhecimento é prova de que é possível unir inovação tecnológica com práticas ecologicamente responsáveis, inspirando outras empresas a seguirem este caminho”, afirma Dennison John, Presidente do SAP Labs Latin America.
A quinta edição do Relatório de Sustentabilidade da SAP Brasil está disponível na íntegra neste link.