82% dos eletroeletrônicos são reciclados

Os aparelhos eletrônicos ficam obsoletos e são trocados por novos modelos cada vez mais cedo. Pensando no potencial do material descartado para a reciclagem, o governo alemão instituiu, em 2005, uma lei que obriga os fabricantes a recolherem os eletroeletrônicos em desuso para reaproveitar seu material na produção de novos aparelhos.


De 2006 a 2008, aproximadamente 1,9 milhões de toneladas de dispositivos velhos foram entregues nos cerca de 1.500 postos de recolhimento distribuídos pelo país. Mais de nove mil empresas foram beneficiadas com o sistema de descarte do governo e puderam usar os aparelhos velhos como matéria-prima para a produção dos novos.


Durante os dois anos analisados, um milhão de toneladas de aço, 100.000 toneladas de cobre e 40.000 toneladas de alumínio puderam ser reaproveitadas desse tipo de lixo. Além disso, milhares de toneladas de substâncias poluentes foram destinadas corretamente, como baterias, pilhas, óleo e mercúrio.


O novo sistema, que é totalmente automatizado, custa 50% menos ao bolso dos cidadãos, que pagam impostos por todo o lixo que produzem no país.

BMU / Rupert Oberhaeuser
BMU / Rupert Oberhaeuser