Casas de Heliópolis são reformadas por colaboradores da Henkel em ação social global

Foto: Divulgação Henkel

Colaboradores da Henkel, empresa líder global em adesivos, selantes e tratamento de superfícies, uniram forças para proporcionar melhorias nas moradias de famílias em Heliópolis, maior comunidade de São Paulo.

A ação voluntária que resultou na reforma de casas na região, aconteceu no dia 28 de julho e integra a estratégia de responsabilidade social “Welcome Home”, um programa global da Henkel que tem por objetivo ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade enquanto oferece aos colaboradores da empresa a oportunidade de participar na melhoria das condições de vida.

A iniciativa da Henkel foi realizada em parceria com a organização social Habitat para a Humanidade Brasil, que atua pela promoção da moradia digna. Supervisionados por profissionais em reforma, os colaboradores da Henkel ajudaram na reforma das casas participando dos serviços de pintura, reboco e acabamento. Uma das beneficiadas pela ação social é Fabiana, casada e mãe de três filhos. Moradora em Heliópolis há mais de 30 anos, Fabiana conta que há mais de 15 anos que sua casa não passava por melhorias. Agora, sua residência ganhou nova pintura e instalação elétrica; as janelas, portas e vitrôs do banheiro e cozinha ganharam novas peças; os problemas de vazamentos foram resolvidos, entre outras benfeitorias.

“Minha casa apresentava diversos problemas. A porta da cozinha, por exemplo, estava rebaixada por causa da construção que o meu irmão fez no andar de cima. Era um sacrifício para poder fechar a porta. A gente dormia praticamente de porta aberta. Essa melhoria é um misto de emoção, de gratidão e de realização. Todo esse trabalho voluntário feito aqui vai proporcionar o melhor para as vidas dos meus filhos”, destaca Fabiana.

Para qualificar as moradias reformadas em Heliópolis, a Henkel também contribuiu doando adesivos pertencentes ao portfólio de sua marca Cascola, voltada para reforma e construção. “Foram diversos sentimentos ao longo de algumas horas de trabalho, mas com certeza, o principal foi de gratidão. Gratidão por conseguir fazer parte, mesmo que em apenas algumas horas, da reparação social que eu acredito para a nossa sociedade. É cada vez mais urgente que grandes empresas, como a Henkel, entendam a nossa responsabilidade com esse movimento de reparação histórica que precisa ser feito em nossa sociedade para a redução da desigualdade social em nosso país”, relata Jackson Takata, Colaborador da Henkel e voluntário da ação.

Por meio da Fundação Fritz Henkel, a companhia alemã destina recursos para projetos sociais da empresa pelo mundo. No Brasil, a comunidade de Heliópolis, na Zona Sul de São Paulo, foi contemplada com o programa global.

“Aqui no Brasil, a ativação social dentro de Heliópolis tem o intuito de garantir que famílias em condições de baixa renda tenham um acesso digno para viver. Essas melhorias, por sua vez, estimulam as atitudes das pessoas por um mundo melhor”, explica Fernanda Figueiredo, Diretora de Marketing das marcas de consumo da Henkel.

A Habitat para a Humanidade é uma organização social presente em mais de 70 países e que já beneficiou mais de 35 milhões de pessoas no mundo todo por meio de projetos que visam transformar casas insalubres em lares seguros e saudáveis, para que as famílias possam se desenvolver e construir um futuro melhor. No Brasil, a organização já desenvolveu projetos em 24 estados, transformando a vida de mais de 238 mil pessoas.