Conheça a Cooperativa Agrária, filiada à AHK Paraná

Logo: Agrária.

Com mais de 630 cooperados em seu quadro social, a Agrária é hoje uma das maiores cooperativas do Brasil. Filiada à AHK, a entidade tem como principal atividade a produção de grãos, especialmente milho e soja, no verão, e trigo e cevada, no inverno. Há 15 anos, a cooperativa associou-se à empresa alemã IREKS. A filial brasileira, IREKS do Brasil, comercializa misturas prontas para panificação e confeitaria. Muitos dos insumos utilizados em sua produção provêm da Agrária Farinhas. “Por termos um portfólio variado de produtos, contamos com clientes não apenas no Paraná, mas em diferentes regiões e, até mesmo, fora do país”, afirma Jorge Karl, Diretor Presidente da Cooperativa.

O executivo explica que neste cenário de pandemia, a operação da cooperativa teve papel fundamental para evitar uma crise no setor de alimentos. “Antes mesmo da chegada da pandemia ao Brasil, percebemos que um possível desabastecimento poderia apresentar-se como um problema a mais diante de uma situação que não sabíamos com se desenvolveria. Por isso, nossa intenção sempre foi manter as atividades, respeitando o compromisso com os nossos clientes e com o consumidor final”.

A Cooperativa, que também atua no setor de energia, possui ainda uma fundação de pesquisa, a FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária), e integra a Coonagro, entidade que reúne outras cooperativas paranaenses do setor do agronegócio. Sobre a parceria com a AHK Paraná, Karl afirma: “como associados à Câmara Brasil- Alemanha, entendemos que o trabalho da entidade, seja na promoção de eventos empresariais, ou no compartilhamento de informações, é extremamente relevante para as empresas e cooperativas a ela filiadas”.

Ele completa: “a participação junto à Câmara é mais do que uma maneira de estarmos em contato com empresas alemãs para realização de transações comerciais. Esse ‘intercâmbio’ mediado pela entidade nos auxilia a compreender de maneira mais completa o mercado alemão e a incorporar muitos de seus conceitos de organização à nossa realidade. Além disso, a participação nas ações promovidas pela Câmara nos  aproxima às raízes socioculturais da nossa comunidade de Entre Rios”, finaliza.