Porsche promove programa E-Sport no Brasil

Foto: Divulgação Porsche

Na última terça-feira,  4 de outubro,  foi dada a largada para a fase classificatória da Porsche E-Sports Brasil 2022, o principal e mais completo programa de automobilismo virtual do país, em que os pilotos competem em simuladores avançados que reproduzem fielmente as condições de pista e o comportamento dos carros em circuitos por todo o mundo. O programa, organizado pela Porsche Brasil em conjunto com o parceiro operacional IRB Esports, deverá envolver nessa etapa inicial, de 04 e 12 de outubro, cerca de 500 pilotos virtuais na disputa pelas 50 vagas do campeonato oficial.

Na fase classificatória, que será aberta e gratuita, os participantes vão provar sua habilidade no circuito virtual de Watkins Glen, nos Estados Unidos. O modelo utilizado por todos os competidores será o Porsche 911 GT3 Cup “992”, no simulador iRacing. O campeonato de 7 etapas envolvendo apenas os 50 melhores pilotos do País terá início no dia 18 de outubro no circuito virtual de Spa-Francorchamps e incluirá alguns dos principais circuitos do mundo, terminando no dia 05 de dezembro em Interlagos.

A Porsche E-Sports Brasil chega a 2022 com um histórico crescente de audiência entre o público gamer e de automobilismo real: em 2020 foram 4,5 milhões de pessoas impactadas e audiência média de 7,5 mil pessoas por corrida. Já em 2021, o número de pessoas impactadas chegou a 5,25 milhões e uma audiência média superior a 54 mil pessoas por corrida.

A transmissão do campeonato virtual apresenta uma grande novidade para 2022: campeão da Fórmula Indy e vencedor da Indy 500, o piloto brasileiro Tony Kanaan será streamer e comentarista de todas as corridas ao vivo no seu canal na Twitch. Além dele, o campeonato será transmitido pelos já tradicionais canais da Porsche E-Sports Brasil na Twitch, pelo canal da Porsche Cup Brasil no YouTube e pelo canal do parceiro operacional IRB Esports, também no YouTube.

Premiações

Em 2022 a Porsche E-Sports Brasil oferece aos seus competidores o equivalente a R$ 50 mil em prêmios. O campeão geral e vice terão ainda a oportunidade de testar um Porsche 911 GT3 Cup de competição em um autódromo brasileiro, em uma iniciativa para gerar novos talentos para o automobilismo nacional. Além dos testes reais, a Porsche E-Sports premiará os pilotos melhores colocados das categorias Pro & Pro-Am com créditos em equipamentos profissionais de simulação, em contribuição com o desenvolvimento pessoal e coletivo do automobilismo virtual brasileiro.

Por fim, uma atuação de destaque no Porsche E-Sports Brasil poderá valer uma indicação exclusiva para competir na Porsche TAG Heuer Esports Supercup Contender Series de 2023, que é a porta de entrada oficial para o campeonato mundial da marca e que reúne os melhores pilotos virtuais do mundo.