Voith conclui start-up da maior máquina de papel kraftliner do mundo

Foto: Divulgação Voith

No início de novembro, a Voith concluiu o start-up da maior máquina de papel kraftliner do mundo, instalada na fábrica de Obbola da SCA, empresa sueca do setor florestal. Com velocidade de projeto de 1.400 m/min e largura de tela de 10.200 mm, a máquina XcelLine de última geração da Voith produzirá anualmente 725 mil toneladas de papel kraftliner com gramaturas entre 100 g/m2 e 200 g/m2. Em comparação com a antiga linha da SCA, a nova linha aumentará a capacidade de produção da empresa em 270 mil toneladas por ano.

“Graças ao excelente trabalho de equipe com a Voith, o start-up da linha de produção de kraftliner mais moderna do mundo ocorreu antes do previsto”, afirma Per Strand, diretor de projetos da SCA. “Com esta fábrica equipada com tecnologia de ponta, estamos definindo novos padrões no setor. Estamos muito satisfeitos por termos escolhido a Voith como fornecedora para todo o escopo do nosso projeto. As soluções de alta eficiência fornecidas reduzem nosso consumo de recursos e garantem máxima produtividade com os menores custos de produção.”

Como fornecedora completa do setor papeleiro, a Voith forneceu toda a linha de produção, começando por seu elemento principal: a máquina de papel XcelLine de máxima eficiência. O escopo fornecido também incluiu todos os sistemas auxiliares da fábrica – desde a ventilação do galpão até o transporte de bobinas. Já em parceria com a Meri, a Voith forneceu o sistema de gestão de água e efluentes de alta eficiência para a fábrica. Além disso, no ano que vem, a Voith fornecerá o novo sistema BlueLine de preparação de massa que substituirá o sistema existente que ainda alimenta a máquina XcelLine. Além da assistência dada durante todo o start-up da fábrica, a equipe da Voith também ofereceu uma série de treinamentos à SCA. Por fim, a papeleira também contratou um pacote de longo prazo de serviços e garantia de eficiência com a Voith, o que garantirá a máxima produtividade da nova linha no futuro.