Nenhuma imagem disponível na galeria.

A Siemens anunciou a integração de inteligência artificial generativa e robótica em veículos guiados automatizados (AGVs) e robôs móveis autônomos (AMRs), com o lançamento do Operations Copilot. A solução atua como interface para configuração e operação dessas máquinas, interagindo com agentes físicos e virtuais de IA.
O Operations Copilot foi projetado para auxiliar na operação e manutenção de sistemas de transporte autônomos. Por meio de uma interface baseada em agente, engenheiros e operadores podem configurar e atribuir tarefas a AGVs e AMRs, como o transporte de materiais em ambientes industriais. A ferramenta utiliza sensores e câmeras embarcadas nos veículos para mapear o ambiente e acessar, em tempo real, dados do sistema e a documentação técnica dos componentes.
“Ao integrar agentes de IA físicos e virtuais em nosso Operations Copilot, estamos desbloqueando uma nova dimensão de interação entre humanos, robótica e IA”, disse Rainer Brehm, CEO da Factory Automation da Siemens. “Isso permite que nossos clientes implantem sistemas de transporte autônomos mais rapidamente, operem-nos com eficiência e aumentem a segurança – aproximando-nos de uma fábrica totalmente autônoma”.
A Siemens pretende expandir o uso do Operations Copilot com agentes de IA específicos para apoiar tanto o comissionamento quanto a operação de frotas. O comissionamento envolve a integração dos veículos à infraestrutura de TI e TO das fábricas, adaptando-os a rotas e estações de transferência. A proposta é reduzir o tempo e a complexidade dessa etapa.
Além disso, a Siemens apresentou o Safe Velocity, um software de segurança compatível com diferentes fabricantes de AGVs, que monitora a velocidade dos veículos de forma segura e dinâmica. O sistema ajusta automaticamente os campos de proteção dos scanners a laser com base nas condições do ambiente, reduzindo a necessidade de hardware adicional e simplificando a arquitetura dos veículos.
O Safe Velocity é certificado pela TÜV e será integrado ao ecossistema de agentes virtuais do Operations Copilot, que também coordenará componentes de IA físicos e digitais em um sistema multiagente. A proposta é permitir uma operação mais eficiente e segura de frotas autônomas, consolidando a convergência entre automação, IA e digitalização na indústria.
Dessa forma, a Siemens está construindo um sistema multiagente em que o Operations Copilot orquestra componentes de IA físicos e virtuais, permitindo interações perfeitas e integração mais profunda entre os mundos real e digital.