Nenhuma imagem disponível na galeria.

Em um passo significativo rumo à energia sustentável, a Siemens Brasil, a Cocal e a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, assinaram oficialmente, em fevereiro de 2026, um acordo de cooperação para apoiar o estudo para o desenvolvimento da produção de hidrogênio verde e combustíveis sintéticos em usinas de etanol à base de cana-de-açúcar. O projeto faz parte do Programa Internacional de Expansão do Hidrogênio (H2Uppp), iniciativa do Ministério de Economia e Energia (BMWE) da Alemanha.
Com o objetivo de estabelecer um “modelo replicável” de descarbonização das operações industriais para outras empresas e de fortalecer o desenvolvimento de um mercado de combustíveis sustentável dentro de um modelo de economia circular, a iniciativa realizará estudos de integração de engenharia entre plantas de produção de etanol, hidrogênio verde, e-metanol e SAF, por meio do desenvolvimento de estudos de pré-viabilidade robustos e de logística de exportação.
Enquanto Siemens Brasil e Cocal fornecerão suporte técnico, econômico e operacional, a GIZ Brasil supervisionará a garantia de qualidade e o alinhamento com os objetivos do Programa H2Uppp.
No mês passado, representantes da Siemens, Cocal e GIZ se reuniram em Presidente Prudente, interior de São Paulo, para discutir o escopo e o plano de ação do projeto, além de detalhar os entregáveis dos pacotes de trabalho, com a definição de objetivos, desafios técnicos e próximos passos. Também foi realizada uma visita técnica à Planta de Biogás da Cocal em Paraguaçu Paulista-SP. A atividade teve como objetivo apresentar as tecnologias utilizadas e a infraestrutura disponível para os processos de produção e de tratamento de gases.
