Nenhuma imagem disponível na galeria.

A Siemens Smart Infrastructure anunciou um acordo de colaboração com a Microsoft para transformar o acesso aos dados da Internet das Coisas (IoT) para edifícios. A colaboração permitirá a interoperabilidade entre a plataforma de construção digital da Siemens, Building X, e as operações de IoT do Microsoft Azure habilitadas pelo Azure Arc. O Azure IoT Operations, um componente dessa abordagem de nuvem adaptável, fornece ferramentas e infraestrutura para conectar dispositivos de edge enquanto integra dados, permitindo que as organizações otimizem suas operações e utilizem o potencial de seus ambientes de IoT.
A interoperabilidade do Building X e do Azure IoT Operations está tornando os dados baseados em IoT mais acessíveis para clientes corporativos de grande porte em edifícios comerciais, data centers e instalações de ensino superior e fornece a eles as informações necessárias para aprimorar a sustentabilidade e as operações. Ele permite a integração e o monitoramento automáticos, trazendo datapoints como temperatura, pressão ou qualidade do ar interno para a nuvem, para ativos como sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC), válvulas e atuadores. A solução permitirá que os clientes desenvolvam seus próprios casos de uso internos, como monitoramento de energia e otimização de espaço.
Segundo Susanne Seitz, CEO da Siemens Smart Infrastructure Buildings, esta colaboração com a Microsoft reflete a visão da empresa compartilhada de permitir que os clientes aproveitem todo o potencial da IoT por meio de padrões abertos e interoperabilidade. “O acesso aprimorado aos dados fornecerá aos gerentes de portfólio visibilidade granular de métricas críticas, como eficiência energética e consumo. Com os dados de IoT muitas vezes isolados, esse nível de transparência é um divisor de águas para uma indústria que busca otimizar as operações de construção e atingir as metas de sustentabilidade”, explica.
A integração de dispositivos com um clique na nuvem e a troca eficiente de dados darão aos clientes liberdade incomparável para projetar sua arquitetura de IoT. Os componentes de hardware e software da Siemens podem ser perfeitamente integrados sem serem confinados a um único ecossistema de fornecedores.
A colaboração aproveita os padrões abertos conhecidos e estabelecidos do setor, incluindo o World Wide Web Consortium (W3C) Web of Things (WoT), descrevendo os metadados e interfaces de hardware e software, bem como Open Platform Communications Unified Architecture (OPC UA) para comunicação de dados para a nuvem. Tanto a Siemens quanto a Microsoft são membros do W3C e da OPC Foundation, que desenvolve padrões e diretrizes que ajudam a construir uma indústria baseada em acessibilidade, interoperabilidade, privacidade e segurança.
Esta solução marca uma das primeiras integrações de dados de IoT puramente baseadas em padrões abertos entre provedores.
“A Siemens compartilha o foco da Microsoft em interoperabilidade e padrões abertos de IoT. Essa colaboração é um passo significativo para tornar os dados de IoT mais acionáveis”, disse Erich Barnstedt, diretor sênior e arquiteto do Grupo de Padrões Corporativos da Microsoft. “A estratégia da Microsoft ressalta nosso compromisso de parceria com líderes do setor para capacitar os clientes com maior escolha e controle sobre suas soluções de IoT.”
A interoperabilidade entre o Building X da Siemens e o Azure IoT Operations estará disponível no mercado a partir do segundo semestre de 2025. O Building X é uma plataforma de construção digital que oferece suporte aos clientes para digitalizar, gerenciar e otimizar suas operações de construção, abrindo caminho para uma construção sustentável, ativos autônomos e lucrativos. Faz parte do Siemens Xcelerator, uma plataforma de negócios digital aberta que permite aos clientes acelerar sua transformação digital com mais facilidade, rapidez e escala.