A mobilidade tem seu preço

Mais de 2 mil cidades da Europa participam da Semana da Mobilidade Europeia neste ano. A campanha, que começou no dia 16 e termina nesta quarta-feira (22), tem por objetivo discutir a mobilidade sustentável e incentivar os países do bloco a investir na infraestrutura necessária para ampliar a oferta de meios de transporte público e ciclovias.


Uma pesquisa realizada pela Agência Federal de Estatísticas da Alemanha (Destatis) aponta que os custos de aquisição e manutenção de um carro aumentaram 24,5% nos últimos dez anos. A expansão se deve, principalmente, ao encarecimento dos combustíveis no país. A gasolina ficou 36,9% mais cara e o diesel, 53,8%. Os carros novos, por sua vez, custam 12,2% mais do que há dez anos.


Embora os preços das passagens de trem e metrô tenham encarecido 34,9% nesse período, o relatório da Destatis afirma que os gastos com o carro (aquisição, gasolina, manutenção, impostos e seguro) são dez vezes mais altos do que os custos com o transporte público.


A boa notícia é para quem se locomove de bicicleta. O produto foi o que menos encareceu nos últimos anos (7%).


Dia Mundial sem Carro


A “Semana da Mobilidade Europeia” foi lançada oficialmente no bloco em 2002, graças ao êxito da campanha “Dia Europeu sem Carro”, que havia sido realizada pela primeira vez na França, em 2000.


Inspiradas pela iniciativa, outras cidades do mundo passaram a aderir à ação. Em 2001, 11 cidades brasileiras declararam o dia 22 de setembro como o “Dia Mundial sem Carro”. Em São Paulo, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente coordena, há cinco anos, atividades em todas as regiões da cidade para promover a discussão de assuntos como cidadania no trânsito, congestionamentos, respeito ao pedestre, segurança e poluição.


Confira a programação da Semana da Mobilidade 2010 na cidade de São Paulo no site:


http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/semanadamobilidade

SXC
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