Alemanha bate recorde com energia solar


Pela primeira vez na história, as usinas solares alemãs produziram mais de 20 gigawatts de energia elétrica em um dia, conforme divulgou o Fórum Econômico Internacional Energias Renováveis (IWR, na sigla em alemão), de Münster, na Alemanha. Na última sexta-feira (25) ao meio dia, a potência produzida e destinada à rede alcançou a marca de 22 gigawatts, equivalente a mais de 20 usinas nucleares operando em capacidade máxima. “Não existe nenhum outro país atualmente cuja rede de usinas solares possa produzir tanta energia“, afirma Norbert Allnoch, diretor do IWR.


A contribuição da energia fotovoltaica para a Alemanha revela um aumento cada vez maior da demanda elétrica diária na parte da manhã, até o meio dia. Essa demanda segue, no decorrer do dia, uma curva em formato de sino. À noite, há pouco uso de energia. “Geralmente, a capacidade de o Sol fornecer energia o bastante no horário de pico, meio dia, é subestimada”, aponta Allnoch.


Na liderança mundial em produção de energia solar, a Alemanha consegue, hoje, suprir somente 4% de sua necessidade anual por eletricidade com esse sistema. Ainda assim, esse número, sozinho, representa quase o total da capacidade instalada de todos os outros países juntos. Somando os demais modelos de geração elétrica alemães a partir de fontes renováveis, o país produz 20% de sua demanda doméstica anual com recursos sustentáveis.

Divulgação Bosch
Divulgação Bosch