O ministro alemão dos Transportes, Construção e Desenvolvimento Urbano (BMVBS, sigla no alemão), Peter Ramsauer, e representantes das empresas Air Liquide, Air Products, Daimler, Linde e Total Germany assinaram hoje (20) uma carta conjunta de intenções para expandir a rede de estações de abastecimento de hidrogênio na Alemanha.
O plano de expansão, que faz parte do Programa Nacional de Inovação para Hidrogênio e Tecnologia de Célula Combustível (NIP, na sigla em alemão), se concentra em centros urbanos do país e na criação de corredores que reúnam postos de abastecimento interligando essas regiões.
"Veículos elétricos a base de hidrogênio não poluem, têm uma grande autonomia e podem ser reabastecidos em poucos minutos. Para facilitar a sua introdução no mercado, precisamos de uma rede de postos que abrange as principais áreas metropolitanas e conecta uns aos outros", afirmou o ministro alemão.
Juntos, governo e indústria pretendem investir mais de € 40 milhões no setor, com o objetivo de aumentar de 15 para 50 o número de postos públicos de abastecimento de hidrogênio até 2015. Segundo os parceiros, a medida também pretende contribuir para a mobilidade sustentável do futuro e posicionar a Alemanha na liderança global desse mercado promissor.
"O sucesso da tecnologia de célula combustível depende, basicamente, de certas condições, como a existência de uma infraestrutura de hidrogênio em todo o país", enfatizou Thomas Weber, membro do Conselho de Administração da Daimler AG e responsável pelo Grupo de Pesquisa e de Desenvolvimento Automotivo da Mercedes-Benz. Ainda, o executivo lembrou que a iniciativa partiu das companhias alemãs Daimler e Linde em 2011, quando decidiram estabelecer 20 novos pontos de abastecimento em cidades que são consideradas núcleos de tecnologia de hidrogênio – Stuttgart, Berlim e Hamburgo.
A rede ampliada de postos de abastecimento de hidrogênio deve atender a demanda dos 5 mil novos veículos elétricos movidos a célula combustível que o governo espera estar rodando nas ruas do país até 2015.
Futuro da Eletromobilidade
Até 2020, um milhão de carros elétricos deverão estar circulando nas ruas da Alemanha, transformando assim a nação em líder de mercado, de acordo com o “Programa Federal de Eletromobilidade”, anunciado pelo Bundesregierung em 2009. No entanto, o último relatório de progresso da eletromobilidade, divulgado pela Plataforma Nacional para a Mobilidade Elétrica (NPE, na sigla em alemão), avalia que esse é um objetivo ilusório.
No documento, a comissão responsável por coordenar o trabalho do governo, assegurar o desenvolvimento e fazer sugestões de melhoria, informa que o programa está longe de ser concluído com sucesso e exige maiores investimentos no setor. Segundo o presidente da NPE, Henning Kagermann, sob as atuais circunstâncias, o número de carros elétricos não deve superar a marca de 600 mil em 2020. Conforme notícias da imprensa alemã, especialistas do setor, entretanto, projetam uma quantidade ainda menor: serão no máximo 100 mil veículos elétricos.