Aquecimento solar reduz emissões de CO2 na Bosch

A unidade de Campinas da empresa Robert Bosch reduzirá em 22 toneladas as emissões de CO2 e economizará cerca de R$ 20,5 mil por ano por meio de um sistema de aquecimento solar de água. Um projeto criado pela divisão de termotecnologia da companhia permitiu a instalação de 36 coletores solares de 2,37m² que deverão fornecer 5,4 mil litros de água quente por dia para as duchas dos vestiários e torneiras utilizadas pelos funcionários.


O engenheiro de aplicação da Bosch e responsável pelo projeto Ailton Silva explica que “cada coletor produz em média 210kWh/mês, com 63% de eficiência energética”. Com o novo projeto, será possível economizar energia e gás, que antes era o principal responsável pelo aquecimento da água utilizada.


A tecnologia empregada nos aquecedores solares da Bosch é diferenciada, já que a água não passa diretamente pelos coletores, sendo aquecida nos próprios tanques aumentando a vida útil do equipamento e a qualidade da água de consumo.


O setor de termotecnologia da Bosch tem como um dos seus principais objetivos trazer soluções no campo das energias renováveis que vinculem baixo consumo de energia e alta eficiência.

Divulgação/Robert Bosch
Divulgação/Robert Bosch