Área de sustentabilidade é valorizada pelas empresas


Pesquisa realizada pela Delloite para a Abraps, Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade, mostra que as empresas têm valorizado a área de sustentabilidade em suas estruturas internas.



De acordo com o estudo, 26% das empresas pesquisadas pretende ampliar o quadro de funcionários de sustentabilidade para o ano de 2012, e 74% manterá a quantidade de empregados no setor. Além disso, 65% das companhias possuem estagiários dedicados exclusivamente à área, sendo, em média, dois estagiários por empresa.



O levantamento, que contou com a participação de 370 mil profissionais de vários segmentos do mercado, considerou apenas os funcionários que atuam a maior parte do tempo (mais de 70%) em atividades diretamente relacionadas à sustentabilidade, como responsabilidade social e ambiental, cidadania corporativa, responsabilidade corporativa, investimento social privado ou similar.



No que tange à remuneração, a pesquisa mostrou que os valores de salário base (nominal mensal, utilizado para efeito de registros legais) variam entre R$ 2.796 e R$ 25.149 (valores sem os benefícios). Nesse quesito, foram considerados profissionais de cargos como diretor/superintendente, gerente, coordenador/supervisor, analista sênior, analista pleno e analista júnior.



Outro destaque do estudo é o nível de maturidade da empresa, conceito desenvolvido pela Delloite e pela Abraps, dividido em "Líder", "Maduro" e "Em Desenvolvimento". O levantamento apontou que a maioria das empresas encontra-se em fase avançada em relação às práticas de sustentabilidade, pois estão posicionadas entre o nível Líder (17%) ou Maduro (52%), sendo o restante (31%) Em Desenvolvimento.



“Estes resultados vão ajudar a orientar as empresas que possuem a área ou querem entender um pouco mais sobre o processo de maturidade em sustentabilidade”, declarou Fábio Mandarano, gerente de Capital Humano da Delloite e responsável pela pesquisa.

SXC
SXC