Armazenamento de energias renováveis em pauta

O armazenamento e a distribuição de energia proveniente de fontes renováveis ainda implicam em altos custos e, por esse motivo, representam um grande desafio para o setor. O assunto será discutido na 5ª edição da Conferência Internacional de Armazenamento de Energias Renováveis – IRES (International Renewable Energy Storage Conference), que acontece de 22 a 24 de novembro, em Berlim.


Oitenta palestrantes provenientes de 14 países discutirão os aspectos políticos, econômicos e tecnológicos do armazenamento de energias renováveis e os resultados das soluções utilizadas atualmente.


Entre os temas que estarão em pauta no seminário ainda estão os sistemas isolados de energia, usinas híbridas, conceitos de smart grids (rede inteligente), armazenamento em alta temperatura para energia solar concentrada, entre outros.


Mercado


O governo alemão estabeleceu como metas obter 30% de toda a sua energia a partir de fontes renováveis até 2020 e alcançar 50% em 2030. O segmento representa, portanto, um mercado interessante, principalmente para as pequenas e médias empresas.


De acordo com a Germany Trade & Invest, as tecnologias de armazenamento de energia e células combustível (uma espécie de bateria que utiliza hidrogênio e oxigênio para gerar energia) respondiam por 8% do PIB da Alemanha em 2007 e devem representar 20% do mesmo em 2020. No mundo todo, o mercado deve movimentar € 615 bilhões nos próximos 10 anos.

SXC
SXC