Avião movido a energia solar cruzará EUA

Depois do bem-sucedido voo intercontinental entre a Espanha e o Marrocos concluído em junho de 2012, o Solar Impulse, avião movido a energia solar idealizado pelos suíços Bertrand Piccard e André Borschberg, cruzará os Estados Unidos de costa a costa sem utilizar uma única gota de combustível.

De acordo com Piccard e Borschberg, será a primeira vez que um avião capaz de voar 24 horas ininterruptas movido apenas a energia solar voará ao longo do país. O Solar Impulse partirá de São Francisco no início de maio, parando nas cidades de Phoenix, Dallas e Washington antes de fazer seu pouso final em Nova Iorque no começo de julho. A jornada, segundo os idealizadores e pilotos da aeronave, terá grande significância, pois será a última missão antes da tentativa de dar a volta ao mundo utilizando apenas energia solar em 2015.

“Queremos mostrar que com tecnologias limpas, uma equipe apaixonada e uma visão pioneira de longo alcance pode-se atingir o impossível”, afirma Bertrand Piccard, completando que “se cada um de nós desafiar certezas realizando mudanças e sendo pioneiros em nossas vidas cotidianas, podemos criar soluções inovadoras para os maiores desafios da sociedade”.

Com a envergadura de um jato jumbo (63,4 metros) e o peso de um carro pequeno (1.600 quilos), o Solar Impulse é, conforme André Borschberg, “um laboratório voador para tecnologias limpas, resultado de sete anos de trabalho intenso em pesquisa de materiais, gestão de energia e interface homem-máquina”.

O projeto conta com a parceria da Bayer MaterialScience, que contribuiu com a expertise técnica, com polímeros de alta tecnologia e materiais leves de armazenamento de energia.

De acordo com informações da Bayer, durante o dia, 12 mil células solares na superfície do Solar Impulse vão alimentar quatro motores elétricos e vão carregar quatro baterias de polímero de lítio, permitindo que a aeronave voe com energia solar durante a noite.

 

Solar Impulse/Jean Revillard-Rezo.ch
Solar Impulse/Jean Revillard-Rezo.ch