O Solar Impulse, avião movido a energia solar idealizado por dois pesquisadores suíços, faz um voo histórico. A aeronave deu início a sua primeira viagem intercontinental, em trajeto entre a Europa e a África, nesta quinta-feira (24), quando decolou da cidade suíça de Payerne. Na madrugada desta sexta-feira (25), o avião pousou com segurança em Madri, completando a 1ª etapa da viagem que será concluída em Rabat, no Marrocos.
O voo até Madri durou cerca de 17 horas, e o trajeto total da Suíça até o Marrocos deve ter duração de 48 horas. O avião parte para Rabat dentro de três dias. Esta é a segunda experiência do Solar Impulse – no ano passado, a aeronave realizou um voo-teste da Suíça para a França e a Bélgica.
Neste desafio intercontinental, os criadores do projeto, os suíços Bertrand Piccard e André Borschberg, se revezam como pilotos da aeronave. Borschberg pilotou até Madri, e Piccard completa o caminho até Rabat.
A viagem do Solar Impulse coincide com o início das obras de construção da maior usina de energia solar já vista no mundo, na região de Ouarzazate, no Marrocos. A Agência Marroquina para Energia Solar, que recepcionará os pilotos no país, lidera a implantação de um Plano Solar Integrado Marroquino, que deve gerar, em 2020, um total de 2 mil MW e evitar a emissão de 3,7 milhões de toneladas de CO2. “Estamos encantados pela visão deste projeto pioneiro, que claramente demonstra que as tecnologias limpas que estamos promovendo com o Solar Impulse também podem ser utilizadas em nossa rotina diária”, afirma Bertrand Piccard.
O 1º voo intercontinental do Solar Impulse servirá de teste para o objetivo de dar a volta ao mundo utilizando somente energia solar, em 2014.
Parceria com a Bayer MaterialScience
Para percorrer grandes distâncias sem o uso de combustíveis fosseis, o Solar Impulse conta com a expertise técnica e com polímeros de alta tecnologia e materiais leves de armazenamento de energia da Bayer MaterialScience, divisão de Materiais Inovadores do grupo alemão Bayer, parceira oficial do projeto.
Desde o início da ação conjunta, em 2010, mais de duas dúzias de pesquisadores tem trabalhado nos laboratórios da empresa em Leverkusen, Dormagen e Krefeld-Uerdingen, em ideias para reduzir o peso das estruturas e de armazenamento de energia. As soluções são aplicadas, por exemplo, em parte da estrutura do cockpit, asas e propulsores.
Patrick Thomas, presidente mundial da Bayer MaterialScience, acredita que o projeto reflete a missão da Bayer, “Science For A Better Life” (ou Ciência para uma Vida Melhor): “O Solar Impulse é um grande desafio, em particular no que se refere ao desenvolvimento de materiais mais leves. Por meio do uso de componentes inovadores, podemos ajudar a encontrar soluções para o uso da energia limpa, como também para otimizar sua eficiência”.