Banco Mundial vai financiar projetos sustentáveis

O presidente do Banco Mundial Robert Zoellick anunciou que a instituição vai criar um fundo de financiamento para ajudar as 40 maiores cidades do mundo (C40) a combater os efeitos negativos das mudanças climáticas.


Em encontro de prefeitos do grupo na capital paulista, nesta quarta-feira (1), Zoellick, o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg e o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, assinaram um documento que oficializa a criação do fundo e uma série de outros acordos discutidos pelo grupo.


As cidades do C40, entre elas, as brasileiras São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, terão US$ 50 bilhões para desenvolver ações que combatam os efeitos negativos das mudanças climáticas. O banco também oferecerá auxílio técnico para que as cidades criem sistemas de controle das emissões de gases do efeito estufa.


De acordo com Zoellich, para ser elegível ao financiamento, os projetos devem contemplar três pontos principais: prevenção a desastres naturais, construções mais sustentáveis e envolvimento da população nos planos.


O C40 Summit reúne os representantes das maiores metrópoles do mundo desde 2005 a cada dois anos para discutir políticas urbanas. Essa é a primeira vez que uma cidade latinoamericana sedia o encontro.

Divulgação
Divulgação