BASF atua na saúde das abelhas


A alemã BASF, em parceria com a canadense NOD Apiary Products, anunciou a permissão para a comercialização do produto MAQS Beehive Strip nos principais mercados europeus. A notícia é benéfica para os apicultores da região que agora terão acesso a uma solução inovadora para o controle da Varroa, uma das maiores ameaças à saúde das abelhas.


“Com esse lançamento, estamos fazendo um grande progresso para trazer ao mercado uma solução efetiva que pode melhorar significantemente a saúde das abelhas”, afirma Jürgen Oldeweme, vice-presidente sênior da divisão de Segurança Global de Produtos e Registro da BASF Crop Protection. “Ao investirmos em novas tecnologias e parcerias com um especialista na apicultura como a NOD, queremos assegurar a proteção do meio ambiente e também da agricultura. A polinização é fundamental para o crescimento das nossas safras e apenas um ambiente saudável e a biodiversidade podem criar uma agricultura sustentável”, completa Oldeweme.


Segundo a BASF, a tecnologia foi desenvolvida pela parceira canadense que tem como foco o fornecimento de soluções para a saúde das abelhas. “O produto é resultante de vários anos de pesquisa e desenvolvimento”, diz David VanderDussen, CEO da NOD Apiary Products. “temos uma relação de negócios próxima com a BASF, o que nos possibilitou trazer o MAQS Beehive Strio ao mercado da Europa, além de superar uma grande barreira tecnológica: foi possível prolongar a liberação do ácido fórmico a partir de um gel de sacarídeo especialmente formulado. Um procedimento usando uma cobertura de absorção de vapor feito com o composto de polímeros certificado da BASF ecoflex provou ser a solução”.


O tratamento atinge com sucesso o parasita Varroa no local de reprodução, impedindo a transmissão de vírus para a larva em desenvolvimento. O produto controla unicamente o ácaro, aproveitando o vapor do ácido fórmico que ocorre naturalmente no mel. Quando as abelhas são tratadas com o MAQS Beehive Strip, não há riscos de resíduos não desejados no mel ou na cera.


“A garantia de cooperação com os apicultores, fazendeiros e outros stakeholders importantes permitiu potencializar nossas experiências de pesquisa, registro e marketing e apoiar a NOD em fazer essa solução inovadora disponível para os apicultores europeus”, concluiu Oldeweme. As companhias estão confiantes de que a comercialização do MAQS Beehive Strip seja um passo positivo no sentido de garantir o bem-estar das abelhas.


De acordo com a empresa, o produto já está registrado na Bulgária, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Malta, Portugal, Eslovênia e Espanha e disponível no Reino Unido, Hungria, Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos.  

CC/ Flickr/ Andreas
CC/ Flickr/ Andreas