BASF avalia sustentabilidade de seus escritórios

A BASF está avaliando os edifícios de seus escritórios próprios ao redor do mundo em termos de sustentabilidade. Neste ano, a companhia já avaliou os critérios econômicos, ambientais e sociais em sete edifícios na Europa, Ásia, Américas do Norte e Sul.

O método de avaliação da BASF está baseado em padrões de construção sustentável e no sistema alemão Gesellschaft für nachhaltiges Bauen e.V., do qual a companhia é um membro fundador. Inicialmente, o estado geral de construção relativo à estrutura básica e a sustentabilidade do edifício são determinados. Então, por exemplo, o estado das janelas e o consumo de energia no edifício são avaliados, bem como se a iluminação e a temperatura estão ajustadas ao bem-estar dos colaboradores.

Os resultados estão integrados em um relatório, que contém recomendações sobre como o edifício pode ser otimizado, e economicamente viável. “Com este projeto, nós estamos nos tornando um exemplo de benchmark para a indústria química. A BASF é uma das primeiras empresas a avaliar os critérios de sustentabilidade nos escritórios em todo o mundo”, afirma Margret Suckale, membro do Conselho de Executivo de Diretores da BASF SE.

Projeto iniciado em todas as regiões

Cerca de 150 edifícios onde estão situados os escritórios próprios da BASF, com uma área de mais de 1.000 metros quadrados, estão sendo analisados em 50 localidades. No primeiro semestre de 2013, a BASF examinou seus escritórios em Ludwigshafen, Alemanha; Antuérpia, Bélgica; Wyandotte, Michigan; São Paulo, Brasil; Dubai, Emirados Árabes, e Kuala Lumpur, na Malásia, juntamente com a Drees & Sommer, uma empresa de engenharia e consultoria.

Os resultados foram variados. As sugestões variaram entre pequenas modificações em equipamentos de construção e o isolamento de fachadas. “Para alterações estruturais, nós iremos favorecer os produtos da BASF, que podem nos ajudar a aumentar a eficiência energética dos edifícios”, explica Claudia Neumann-Liedemit, líder do projeto no grupo imobiliário e de administração de facilities da BASF.

O projeto é mais um passo para alcançar os objetivos de sustentabilidade do grupo alemão. Em 2011, a BASF assinou o “Manifesto para Eficiência Energética em Edifícios”, emitido pelo Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento em Sustentabilidade, uma associação de 200 empresas líderes globais que promovem o desenvolvimento sustentável.

Divulgação BASF
Divulgação BASF